domingo 22 de dezembro de 2024
Material de camapanha de Bolsonaro e Lula em Brasilia em 23 de setembro de 2022. — Foto: REUTERS/Adriano Machado/File Photo
Home / DESTAQUE / Pesquisa Atlas: Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados nas intenções de votos válidos
quinta-feira 13 de outubro de 2022 às 18:27h

Pesquisa Atlas: Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados nas intenções de votos válidos

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Pesquisa do Instituto Atlas, contratada pela Intel e divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do segundo turno eleitoral, com 52,4% de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47,6%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. Esta é a primeira pesquisa do instituto para o segundo turno.

Segundo Beatriz Gomes, do UOL, A pesquisa Atlas é realizada com coleta aleatória via questionário eletrônico e com pós-estratificação da amostra de resultados “de acordo com as características do eleitorado nacional”, explica o registro da pesquisa disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A pesquisa realizou a coleta de 4.500 entrevistas via questionário estruturado na web, em 1.483 municípios, entre os dias 08 e 12 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-06012/2022 e custou R$ 65.000,00.

Em razão do arredondamento da pesquisa, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

Votos válidos

  • Lula (PT): 52,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 47,6%

Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no dia 30 deste mês.

Sobre o instituto

O instituto Atlas, ou Atlas Intel, atua em países da América Latina, como México e Argentina, e nos Estados Unidos. A empresa também realiza pesquisas no Brasil. O instituto já realizou pesquisas divulgadas no Brasil em parceria com o El País. Um levantamento da empresa com resultados reproduzidos pelo jornal aponta que o Atlas faz pesquisas por meio de questionários distribuídos via internet. As respostas obtidas “são calibradas por um algoritmo de acordo com as características da população brasileira”.

Veja também

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI neste domingo

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), segue internado e deve ter alta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!