O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), preparam grandes eventos institucionais conforme Henrique Brinco, do Tribuna da Bahia, para esta próxima semana. Ainda conforme o jornalista, coincidência ou não, é a reta final da campanha ao Governo da Bahia e os dois são cabos eleitorais dos candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil), respectivamente.
Nesta segunda-feira (26) às 8h30, será realizada uma viagem teste do Tramo 3 da Linha 1 do Metrô Salvador-Lauro de Freitas, com a presença do petista. Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, o novo trecho do sistema metroviário possui aproximadamente cinco quilômetros de extensão e duas estações após a estação Pirajá.
“O Tramo 3 ainda compreende um Terminal de Integração ao lado da Estação Campinas de Pirajá, além de um Terminal de Integração de Ônibus Urbano e Metropolitano em Águas Claras. A Estação Águas Claras/Cajazeiras ainda terá acesso à nova Rodoviária da capital baiana, figurando como um importante complexo de mobilidade da cidade”, informa um comunicado disparado pela Secretaria de Comunicação.
Já Bruno anunciou que a prefeitura vai iniciar a operação de teste do BRT de Salvador também na próxima semana, de forma gratuita. O sistema deve funcionar durante todo o mês de outubro e a integração total do serviço está prevista para novembro.
“Os ônibus já chegaram e estão sendo testados. A gente deve entregar aí no final do mês. Ele [o serviço] começa a funcionar gratuitamente para a população e vai passar o mês de outubro aí em teste”, disse o prefeito na última semana. “Para novembro, a gente vai botar para funcionar. Aí sim, já tirando as linhas, fazendo a integração total. Então é necessário pelo menos um mês testando a operação e nós vamos já fazer entregas”, contou.
Apesar da proibição de candidatos e discursos em eventos institucionais, essas inaugurações inevitavelmente geram repercussões eleitorais. Além disso, a imprensa também aproveita essas reuniões para indagar os políticos presentes sobre assuntos das campanhas. Tanto o Metrô, quanto o BRT, são as principais vitrines dos governos petistas e carlistas.
Rui e Bruno têm realizado inaugurações importantes nas últimas semanas e os dois aproveitam palanques para desferir ataques contra os adversários. Bruno, aliás, tem feito inaugurações até mesmo aos sábados.