domingo 22 de dezembro de 2024
Home / EDUCAÇÃO / União das Federações de Esportes Amador da Bahia promove encontro para debater esporte na educação
sexta-feira 23 de setembro de 2022 às 12:57h

União das Federações de Esportes Amador da Bahia promove encontro para debater esporte na educação

EDUCAÇÃO, ESPORTE, NOTÍCIAS


Debates com profissionais dos esportes de luta, profissionais pesquisadores do tema e sociedade civil visa ampliar as perspectivas e melhorias na formação escolar da criança e do adolescente.

Entre os dias 24 e 25 de setembro, o Centro de Cultura Cristã da Bahia, será o palco do 1⁰ evento ESPORTE DE COMBATE – UMA EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO. A iniciativa tem a coordenação da União das Federações de Esporte Amador da Bahia, e tem como objetivo debater com profissionais dos centros acadêmicos, da rede de educação básica e todos os demais que atuam e discutem o esporte educacional no estado da Bahia, ampliando a discussão sobre essa dimensão social do esporte na Educação Física para promover uma formação cada vez mais qualificada para crianças e adolescentes.

PS5: quais são os jogos em alta? - Portal Gongogi

O coordenador do projeto, professor Wilson Brito Filho, Pós-doutorando no Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA) da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), ressalta a importância da ampliação dos debates acerca da inclusão do esporte na carreira escolar “As práticas esportivas contribuem não só para a carreira escolar mas para o desenvolvimento psico-cognitivo, motor e social das crianças e adolescentes. O que nós temos na verdade são práticas que vão contribuir levando em consideração logicamente as dimensões sociais dos conteúdos. Não o esporte de alto rendimento em primeira instância, mas o esporte educacional o esporte populacional que tem característica justamente nessa possibilidade de inter-relação pessoal com a possibilidade do desenvolvimento psico-cognitivo motor dos estudantes”, disse Wilson.

“Eu acredito que essas práticas quando mediadas por um profissional de educação física que tem a competência para verificar a história de vida, disputa escuta sensível e habilidade dessas crianças e adolescentes elas podem se potencializar em importantes ferramentas no trato educacional formal e não formal” finaliza o Dr. Wilson Brito.

A programação conta com mesas de debates e demonstrações de práticas esportivas de combate. A realização do projeto ESPORTE DE COMBATE – UMA EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A programação conta com cinco clínicas de esporte de orientação e seis mesas de debates que abordaram temáticas relacionadas a cinco categorias de esporte de lutas. São elas: Capoeira, Karatê, Boxe, Judô e Jiu-jitsu

Programação:

Sábado (24)

Manhã
07h30 Credenciamento
08h30 às 09h Mesa 01 abertura do evento
09h às 09h20 Apresentação Cultural
09h30 às 10h30 Mesa 02 História social, do presente e memória da Educação Física baiana e homenagem à turma 01 e professores da UCSal.
10h30 às 11h30 Mesa 03 Atletas baianos
11h30 às 12h Oficinas de Esportes

Tarde
12h às 13h30 Almoço livre
13h30 às 14h30 Mesa 04 Os espaços e equipamentos para a Educação formal, e não-formal: como andam? (Palestra e propostas).
14h30 às 15h30 Mesa 05 RCNEI, BNCC, da educação infantil ao ensino médio. Onde e como atua o profissional de Educação Física na escola? (palestra e propostas)
15h30 às 16h Momento de discussão
16h às 18h Coquetel de Lançamento de livros • Wilson de Lima Brito Filho • Fábio Santana Nunes • Iuri Brandão Nascimento • Marcelo Costa Santos

Domingo (25)

Manhã
08h às 09:30h Mesa 06 Esporte: há diálogos possíveis entre esporte da escola e o esporte de fora da escola? A inclusão em foco. (palestra e propostas)
09:30h às 10h Momento de Discussão.
09h30 às 10h30 Encontro de coordenadores de Educação Física do estado da Bahia (palestra e propostas).
10h30 às 11h15 Assembléia para reunião de propostas para esporte e educação.
11h30 às 12h30 Oficinas das modalidades de luta (Boxe, Capoeira, Jiu-jitsu, Karatê).
12h30 às 13h30 Almoço livre
13h30 Encerramento

Mesa 1. Abertura do Evento

Mesa 2. História e memória da Educação Física baiana e homenagem à turma 01 e professores da UCSal – Mediador – Esp. Vital Vasconcelos, Palestrantes – Prof Espec. Alcyr, Prof. Me. Georgeocoama, Prof Dr. Hélio Campos, Drª Maria Elisa e Prof. Dr, Coriolano Rocha

Mesa 3. Atletas Baianos

Mesa 4. Os espaços e equipamentos para a educação formal, e não-formal : como andam? -Mediador – Me. Gustavo Porto, Palestrantes – Me. Neidiana Braga / Dr Neuber Leite Costa

Mesa 5. RCNEI, BNCC, da educação infantil ao ensino médio, onde e como atua o profissional de Educação Física na escola? (Palestra e Propostas) – Mediador – Dr. Roberto Gondim,Palestrantes – Dr. João Danilo Lobo / Drª Martha Benevides Costa.

Mesa 6. Esporte: Há diálogos possíveis entre esporte da escola e o esporte de fora da escola? A inclusão em foco – (Palestra e Propostas) – Mediador –  Me. Iuri Brandão, Palestrantes – Prof. Esp. Virgílio Leiro / Prof. Esp. Ari Souza.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://www.sympla.com.br/evento/esportes-de-combate-uma-educacao-de-corpo-inteiro-perpectivas-e-melhorias-na-formacao-do-esporte/1710891 até o dia 23 de setembro.

Para saber mais, fique atento ao Instagram do Esporte de Combate – Uma Educação de Corpo Inteiro, (@evento.esportesdecombate).

SERVIÇO

O QUE: EVENTO ESPORTE DE COMBATE – UMA EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO
QUANDO: 24 E 25 DE SETEMBRO
ONDE: Centro de Cultura Cristã da Bahia, Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, n°262
Costa Azul, Salvador – BA, 41760-035
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Veja também

O ministério de Lula que atrai a atenção de Arthur Lira

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) dizem de acordo com Lauro Jardim, do O Globo, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!