terça-feira 30 de abril de 2024
Home / POLÍTICA / Governo substituiu presidente da Apex que ‘cumpriu expediente’ após demissão
sexta-feira 11 de janeiro de 2019 às 07:05h

Governo substituiu presidente da Apex que ‘cumpriu expediente’ após demissão

POLÍTICA


A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta última quinta-feira (10) que o embaixador Mario Vilalva assumirá a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil).

O diplomata substituirá no cargo Alex Carreiro, que teve a demissão anunciada na quarta-feira (9) pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Mesmo com a saída anunciada por Ernesto Araújo, a Apex informou que Carreiro cumpriu “expediente normal” na agência nesta quinta.

A demissão de Alex Carreiro foi a primeira baixa no governo Jair Bolsonaro, que está na segunda semana. A posse de Carreiro no cargo foi assinada em 2 de janeiro por Bolsonaro. Nesta quinta, o presidente assinou a demissão.

Segundo o Planalto, Bolsonaro recebeu Vilalva para uma reunião nesta quinta-feira. A nomeação do novo presidente da agência terá de ser publicada no “Diário Oficial da União”.

A Apex é vinculada à estrutura do Ministério das Relações Exteriores. Cabe à agência promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Ernesto Araújo não explicou o motivo da demissão, mas, segundo o jornal “O Globo”, o presidente da Apex só poderia permanecer no cargo se o estatuto da agência fosse alterado. Isso porque, informou o jornal, ele não é fluente em inglês nem tem experiência no setor público na área de comércio exterior.

Novo presidente

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Mario Vilalva é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e ingressou em 1976 na carreira diplomática.

Ainda segundo a pasta, Vilalva serviu nas embaixadas do Brasil em Washington (EUA), Pretória (África do Sul) e Roma (Itália), por exemplo, além de já ter sido embaixador do Brasil em Santiago (Chile) e em Lisboa (Portugal).

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas