sexta-feira 3 de maio de 2024
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaro muda de ideia e decide ir ao Jornal Nacional na TV Globo
sexta-feira 5 de agosto de 2022 às 13:46h

Bolsonaro muda de ideia e decide ir ao Jornal Nacional na TV Globo

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A dura realidade exibida pelas pesquisas de intenção de voto deve ter sido levada em conta pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no momento de mudar de ideia nesta sexta-feira (5) e decidir participar, no Rio, das entrevistas no “Jornal Nacional” com os principais candidatos à Presidência.

Até ontem (04), Bolsonaro argumentava que “em função da campanha e de compromissos assumidos anteriormente, a agenda presidencial impossibilita a ida ao RJ, no dia 22 de agosto”. Em outras palavras, se a Globo quisesse entrevistar o presidente que viesse a Brasília.

Nas redes sociais, bolsonaristas entenderam a mensagem – o presidente não iria se curvar à Globo. E mais: a exigência de fazer a entrevista no estúdio da Globo era estapafúrdia e revelava ser uma descortesia com o presidente. Para ilustrar o argumento, foram exibidas fotos de entrevistas concedidas pelos então presidentes Lula e Dilma ao JN no palácio.

A emissora lembrou que alterou as regras nas eleições passadas: “Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições”. Em 2018, no entanto, não havia candidato à reeleição.

Na manhã desta sexta, a Globo divulgou para a mídia um informe sobre as entrevistas com Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet, avisando que rejeitou o pedido de Bolsonaro de gravar com ele em Brasília. Pouco tempo depois, a assessoria do presidente informou que ele mudou de ideia e decidiu ir aos estúdios da Globo para a entrevista.

A falta de disposição de Bolsonaro para o debate e o confronto de opiniões é conhecida. Mas, em segundo lugar nas pesquisas, o presidente sabe que precisa aproveitar as melhores oportunidades de exposição pública. É bem possível que, se estivesse liderando as pesquisas, a reação sobre a entrevista no JN teria sido outra.

O mesmo raciocínio vale para a participação em debates. O cálculo eleitoral do comando de sua campanha deve estar, no momento, ainda em dúvida sobre o que é menos pior: participar ou não de debates. A julgar pela decisão de hoje, acredito que Bolsonaro participará de alguns.

Veja também

Taxas futuras de juros operam em queda, alinhadas ao cenário internacional

As taxas de juros negociadas no mercado futuro operam em baixa nesta sexta-feira (3) acompanhando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas