quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Arquivo/ASCOM
Home / NOTÍCIAS / Deputado sugere na AL-BA nova redação para lei que dispõe sobre segurança contra incêndio
terça-feira 28 de junho de 2022 às 06:55h

Deputado sugere na AL-BA nova redação para lei que dispõe sobre segurança contra incêndio

NOTÍCIAS


O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 24.583/2022, acrescentando dispositivo à Lei Estadual n° 12.929. de 27 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia.

No documento, o parlamentar acrescenta o Parágrafo 4° e Inciso I ao Artigo 4° da Lei Estadual n° 12.929/2013, os quais passam a ter a seguinte redação: “Art. 4°- § 4° : O Auto de Vistoria, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, terá validade de até 3 (três) anos, a contar da data de sua emissão. I – O Poder Executivo Estadual, por decreto, poderá fixar prazo de vigência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro inferior a 3 (três) anos”.

De acordo com o vice-presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade da ALBA, a proposição tem amparo nos artigos 123, inciso III, e 125 da Resolução n° 1.193/85, que constam do Regimento Interno desta Casa Legislativa, bem como no artigo 72, inciso III, da Constituição Estadual.

O legislador argumenta ainda que o PL em tela versa sobre acréscimo de dispositivo ao texto da lei estadual, a qual institui normas e medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia. A iniciativa reforça também a busca para viabilizar a ampliação do prazo de validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), no sentido de minorar efeitos burocráticos.

“A dilação do prazo de validade é medida emergente para favorecer o empreendedorismo no Estado, continuando a oferecer segurança aos empreendimentos”, afirma o deputado, citando como exemplo o estado de Pernambuco em que a mudança do período de validade do “Atestado de Regularidade”, documento equivalente ao AVCB, foi modificado em 2021, passando a vigorar durante o período de três anos (Lei n° 11.186/2004). Ele aponta, na mesma esteira, a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, que adota prazo de validade de dois a quatro anos, de acordo com a Lei n°13.556/2004.

“Não se quer, de forma alguma, com esta proposição, diminuir o nível de segurança proporcionado pela legislação, posto que fica estabelecido no § 4°, inciso I deste PL, a ponderação da extensão do período de validade de acordo com os tipos de ocupação, características construtivas do imóvel, sistemas preventivos instalados e carga de incêndio da edificação”, salientou Jurailton Santos, garantindo que, pela legislação vigente, esta Casa Legislativa tem competência para fazer tal proposição.

Veja também

Reunião promovida pela PRF discute fiscalização de velocidade em todo o país

Nesta última quarta-feira (15), em Brasília (DF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reuniu instituições responsáveis …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas