sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/El Comercio Peru
Home / Mundo / MUNDO / Congresso dá primeiro passo para destituir a vice-presidente do Peru
quarta-feira 15 de junho de 2022 às 17:25h

Congresso dá primeiro passo para destituir a vice-presidente do Peru

MUNDO, NOTÍCIAS


O Congresso do Peru, dominado pela oposição de direita, deu nesta última terça-feira (14) o primeiro passo para destituir a vice-presidente do país, Dina Boluarte, acusada por uma suposta infração constitucional, o que enfraqueceria ainda mais o governo de esquerda do presidente Pedro Castillo.

Boluarte foi denunciada pela Controladoria por exercer um cargo em uma entidade privada ao mesmo tempo em que atua no serviço público, o que a lei peruana proíbe.

“Por maioria, a subcomissão de acusações constitucionais aprovou o relatório de qualificação, que declara procedentes as denúncias constitucionais 268 e 269, contra a ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social, Dina Boluarte”, anunciou o Congresso no Twitter.

Boluarte é, ao mesmo tempo, vice-presidente e ministra, e o relatório recomenda que seja inabilitada a exercer cargos públicos por 10 anos.

Antes de passar pela plenária, o relatório deve ser votado pela Comissão Permanente do Legislativo, onde sua aprovação é dada como certa, já que a oposição detém a maioria. O processo deve tramitar por um mês.

Uma inabilitação de Boluarte possivelmente reativaria os planos para destituir o presidente, cujo mandato termina em 2026.

O advogado da vice-presidente, Alberto Otárola, qualifica a decisão como uma tentativa de “rápida inabilitação”.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!