terça-feira 16 de agosto de 2022
Foto: Reprodução/El Comercio Peru
Home / Mundo / MUNDO / Congresso dá primeiro passo para destituir a vice-presidente do Peru
quarta-feira 15 de junho de 2022 às 17:25h

Congresso dá primeiro passo para destituir a vice-presidente do Peru

MUNDO, NOTÍCIAS


O Congresso do Peru, dominado pela oposição de direita, deu nesta última terça-feira (14) o primeiro passo para destituir a vice-presidente do país, Dina Boluarte, acusada por uma suposta infração constitucional, o que enfraqueceria ainda mais o governo de esquerda do presidente Pedro Castillo.

Boluarte foi denunciada pela Controladoria por exercer um cargo em uma entidade privada ao mesmo tempo em que atua no serviço público, o que a lei peruana proíbe.

“Por maioria, a subcomissão de acusações constitucionais aprovou o relatório de qualificação, que declara procedentes as denúncias constitucionais 268 e 269, contra a ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social, Dina Boluarte”, anunciou o Congresso no Twitter.

Boluarte é, ao mesmo tempo, vice-presidente e ministra, e o relatório recomenda que seja inabilitada a exercer cargos públicos por 10 anos.

Antes de passar pela plenária, o relatório deve ser votado pela Comissão Permanente do Legislativo, onde sua aprovação é dada como certa, já que a oposição detém a maioria. O processo deve tramitar por um mês.

Uma inabilitação de Boluarte possivelmente reativaria os planos para destituir o presidente, cujo mandato termina em 2026.

O advogado da vice-presidente, Alberto Otárola, qualifica a decisão como uma tentativa de “rápida inabilitação”.

Veja também

Cinco estados registram queda na conta de luz após mudança no ICMS, diz Ministério

A redução do ICMS sobre a conta de luz já pode ser sentida por consumidores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!