O pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia, Kleber Rosa, afirmou, durante sabatina UOL/Folha, que a segurança pública no estado é racista e genocida. Os baianos são comandados há 16 anos pelo PT.
“Nós temos uma segurança pública extremamente racista com viés fascista e com índices genocidas. A segurança pública voltada para confronto só é possível porque há processo de naturalização da morte dos corpos negros. Ela é voltada para emparedar e combater essa população. Precisamos fazer o diagnóstico sério”, afirmou.
Rosa ainda disse que o governador Rui Costa respalda chacinas. “Rui Costa é um defensor desse modelo de segurança pública, inclusive em vários momentos se posicionando e respaldando ações violentas de promoção de chacinas. Busca dar retaguarda a ações que impulsionam a violência.”
Pesquisa Genial/Quaest
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 18, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) está na liderança de intenção de votos para o governo da Bahia. Com 67%, ele venceria no primeiro turno caso as eleições fossem hoje.
Os demais candidatos somam 12% das intenções de voto. O ex-secretário de Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) tem 6%; o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), 5%; e o professor Kleber Rosa (PSOL), 1%. Como a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente. O professor Giovani Damico (PCB) não pontuou.
Brancos, nulos e aqueles que disseram que não pretendem votar somam 12%. Indecisos são 8%.
Calendário das sabatinas na Bahia
27/05 – 10h – Jerônimo Rodrigues (PT)
Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Paraná, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.