O partido do atual primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, não deve conquistar a maioria dos votos necessária para formar governo nas eleições que o país realiza neste sábado (21), apontam dois canais de televisão locais.
Uma projeção dos votos feita pelas as redes ABC e Sky News, indicam que o atual governo obteve menos votos que o necessário, como já indicavam pesquisas de intenção de voto ao longo da semana. No entanto, a margem era apertada, o que ainda traz um clima de incerteza para as eleições nacionais que o país realiza.
A projeção inicial também mostra que o Partido Trabalhista, apontado como favorito, perde terreno para siglas menores e independentes, incluindo os que abordam questões ambientais e climáticas.
Ao longo do dia, australianos encheram urnas de votação, que começaram às 19h de sexta-feira (20) no horário de Brasília e registraram longas filas.Os resultados devem começar a ser divulgados a partir da manhã deste sábado (21), no horário de Brasília.
Caso as projeções estejam certas, a esquerda comandará o país após nove anos na oposição.
Durante a campanha eleitoral, Scott Morrison e o líder da oposição, Anthony Albanese, discutiram temas como o custo de vida no país, mudança climática e segurança nacional.