O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou (15) que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, tem “carta branca” para fazer o que acha melhor “para seu ministério”. A resposta foi dada após ser questionado se trocaria o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho.
“Pergunta para o Adolfo Sachsida, ele é o ministro das Minas e Energia e trata disso. E deixo bem claro: todos os meus ministros eu dou carta branca para fazer valer aquilo que ele acha melhor para o seu ministério para melhor atender a sua população”, disse Bolsonaro a jornalistas na Praça dos Três Poderes.
Pressionado pelos sucessivos aumentos do preço da gasolina, que comprometem a campanha pela reeleição neste ano, Bolsonaro demitiu na quarta-feira (11) o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele era um dos últimos remanescentes da equipe original do presidente.
No lugar, Bolsonaro escolheu Adolfo Sachsida, ex-assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes.
A troca no ministério ocorreu dois dias depois de a Petrobras anunciar aumento de 8,87% no preço do diesel nas suas refinarias. Nos postos, o preço do diesel aumentou em 96% durante o governo Bolsonaro, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).