sábado 23 de novembro de 2024
Grupo de cientistas publicou artigo de revisão que afirma que não há evidências de que treinamento cerebral aumente cognição Foto: BSIP/Universal Images Group via Getty Images
Home / NOTÍCIAS / Eficácia de exercício que “treina o cérebro” divide cientistas
sábado 16 de abril de 2022 às 10:35h

Eficácia de exercício que “treina o cérebro” divide cientistas

NOTÍCIAS, SAÚDE


Um debate está se formando sobre se exercícios para “treinar o cérebro” realmente funcionam, deixando as pessoas confusas, coçando a cabeça.

Muitos especialistas acreditam de acordo com canal CNN Brasil, que os programas de treinamento cerebral são um desperdício de dinheiro. Eles reviram os olhos com a ideia de que o uso desses programas ou até mesmo jogos computadorizados podem melhorar a atenção, a memória ou a inteligência geral.

Já outros estudiosos afirmam que o treinamento cerebral é útil e pode melhorar a cognição, aproveitando o poder da plasticidade cerebral, a ideia de que nossos cérebros podem aprender novas habilidades e se adaptar ainda mais tarde na vida. Eles argumentam que há uma diferença entre “jogos cerebrais” e “treinamento cerebral”.

Ainda outros especialistas dizem que a indústria de treinamento cerebral é nova, está evoluindo e que pode ser cedo demais para descartar ou defender o campo.

As pesquisas envolvendo o tema levaram a um “ponto de partida” onde os cientistas podem aproveitar todas as lições aprendidas na indústria, disse o Dr. Adam Gazzaley, professor da Universidade da Califórnia e diretor fundador do Neuroscience Imaging Center.

“Uma grande limitação do que vimos até agora é que, para mudar o cérebro de maneira significativa e sustentável, apesar de ser plástico, você realmente precisa engajá-lo de uma maneira muito profunda como videogames terapêuticos mais imersivos, além de fazer melhores estudos”, disse ele.

Veja também

Representantes do Senai da Bahia embarcam para China para conhecer treinamento na sede da BYD

A cidade de Shenzen, na China, vai receber nos próximos dias uma comitiva com representantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!