Relatório antes secreto confirmou suspeitas de cientistas, de que objeto de fora do Sistema Solar caiu no Oceano Pacífico em 2014
Um objeto interestelar caiu na Terra, em 8 de janeiro de 2014, no Oceano Pacífico. O feito histórico antes era um boato investigado por cientistas, mas foi finalmente confirmado pelo Pentágono, o alto-comando militar dos Estados Unidos, em um memorando oficial.
O relatório do Comando Espacial, anteriormente secreto, registrou uma bola de fogo na costa de Papua-Nova Guiné. O impacto provavelmente espalhou outros detritos na região, segundo o registro.
5/ From the @AsteroidWatch tabletop exercise earlier this year, we learned that as long as the simulated asteroid was in the space domain, #USSPACECOM was the supported combatant command within the @DeptofDefense.
— U.S. Space Command (@US_SpaceCom) April 6, 2022
O impacto marca a primeira queda de um objeto de fora do Sistema Solar no planeta. Retroativamente, é também o primeiro objeto do tipo a passar pelo nosso sistema planetário — antes do registradíssimo Oumuamua, visto no final de 2017.
O objeto tinha cerca de 0,45 m e viajou até o planeta a 210.000 km/h. A hipótese de que o impacto fora causado por um objeto interestelar não é inédita, e já fora investigada por dois pesquisadores de Harvard — que publicaram um artigo sobre a possibilidade em 2019.
“Uma coisa que vou verificar (…) é se é possível vasculhar o fundo do oceano na costa de Papua Nova Guiné e ver se conseguimos algum fragmento [do objeto]”, disse Amir Siraj, pesquisador de Harvard e um dos autores do estudo, em entrevista ao site Vice.
Apesar da esperança, ele reconhece que procurar pedaços pequenos de material rochoso no fundo do oceano não é das tarefas mais fáceis.
O estudo de Siraj e do orientador dele, Avi Loeb, ainda não foi revisado cientificamente porque a descoberta estava cercada da burocracia e dos segredo do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Com o tweet que confirma a descoberta, o caminho está aberto para a revisão do artigo da dupla.
Avi Loeb, por sua vez, deve ir mais longe nos estudos de objetos do tipo. Ele é um pesquisador de óvnis da universidade e já disse que alienígenas visitaram nosso sistema solar no Omuamua. Relembre os detalhes da declaração abaixo!
Este é Avi Loeb, um professor de Harvard que defende a tese que nosso primeiro contato com alienígenas aconteceu em 2017, mas não da forma que esperávamos. Segundo ele, nós observamos lixo espacial de outra civilização, principalmente o famoso objeto espacial Oumuamua.
Loeb é presidente do Departamento de Astronomia da prestigiosa universidade e no momento divulga o livro Extraterrestrial: The First Sign of Intelligent Life Beyond Earth, que será publicado no próximo dia 26.
Segundo ele, o Oumuamua não era um pedaço de rocha espacial qualquer, mas lixo de tecnologia alienígena.
O objeto passou perto da Terra em outubro de 2017 e foi objeto de intensa especulação.
Na comunidade científica ele foi considerado o primeiro objeto interestelar detectado, por não estar sob influência direta da gravidade do Sol.