terça-feira 2 de julho de 2024
Foto: Alexandre Vieira
Home / NOTÍCIAS / Governadores querem subsídio para piso dos professores
quinta-feira 3 de fevereiro de 2022 às 18:45h

Governadores querem subsídio para piso dos professores

NOTÍCIAS


Na reunião que com representantes de pelo menos 20 estados, governadores realizam para discutir a necessidade de cobrar do governo federal subsídios para arcar com o reajuste no piso salarial dos professores. Na semana passada, Jair Bolsonaro anunciou uma correção de 33,24% no no piso de mais de 1,7 milhão de docentes de todo o país.

Wellington Dias, que coordena o Fórum Nacional de Governadores, defenderá a compensação para ajudar aos municípios:

– Há uma tese com base na Constituição que sempre que a União ou outro nível de governo cria uma despesa e impõe para o nível abaixo, ele tem de fazer a compensação. Aliás, o próprio Fundeb é assim. A definição do piso tem de ter participação do governo federal.

– Há a necessidade de proteger principalmente os municípios brasileiros. O debate que estamos fazendo é de valorização sim dos professores, mas, de outro lado, é de evitar desequilíbrio nos municípios e em alguns estados.

No Piauí, o governador já se manifestou ter condições de arcar com o pagamento do piso salarial reajustado para os professores.

Na pauta dos governadores também serão discutidas medidas conjuntas que devem ser adotadas para combater a pandemia de Covid-19, como fechamento conjunto de fronteiras, se necessário, além da criação do fundo para subsidiar combustíveis.

Veja também

Beto Simonetti

Presidente da OAB deve tentar reeleição inédita

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pode dar um segundo mandato inédito ao atual presidente nacional, Beto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!