segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: AP Photo/Lisa Leutner
Home / Mundo / MUNDO / Covid-19: Governo da Áustria torna vacinação contra Covid-119 obrigatória no país
sexta-feira 21 de janeiro de 2022 às 15:40h

Covid-19: Governo da Áustria torna vacinação contra Covid-119 obrigatória no país

MUNDO, NOTÍCIAS, SAÚDE


Nesta última quinta-feira (20) a Áustria se tornou o primeiro país da União Europeia (UE) a obrigar a vacinação contra a Covid-19, apesar da oposição à medida por parte da população. Aos que se negarem a receber um dos imunizantes, a pena será o pagamento de uma multa.

Há meses, milhares de austríacos organizam protestos contra o projeto de lei. As manifestações chegaram a obrigar o governo a reforçar a proteção dos centros de vacinação.

A lei que entra em vigor a partir de 4 de fevereiro, foi aprovada por 137 votos a favor e 33 contra no Parlamento do país.

A medida, anunciada em novembro, foi apoiada pelos Verdes (coalizão dos conservadores) e pelos partidos liberal e socialdemocrata. Apenas a extrema-direita se opôs e utilizou como base o argumento da proteção das liberdades individuais.

O cidadão austríaco que negar a vacinação deverá pagar uma multa que pode variar entre 600 e 3,6 mil euros (de R$ 3,6 mil a R$ 22,1 mil). A infração será anulada se a pessoa aceitar receber uma dose no período de até duas semanas.

Nas últimas semanas, a Áustria registra um número recorde de casos devido à propagação da variante ômicron. Na quarta-feira (19), foram registrados quase 30 mil casos em 24 horas.

Cerca de 72% dos 8,9 milhões de habitantes têm o esquema vacinal completo, número menor que países como a França ou a Espanha. Dados do Ministério da Saúde apontam que um milhão e meio de adultos ainda devem ser convencidos a se imunizar.

 

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas