quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / INSS: Perícia por telemedicina será testada em município da Bahia
segunda-feira 17 de janeiro de 2022 às 16:07h

INSS: Perícia por telemedicina será testada em município da Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


Entidades parceiras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão disponibilizar, como experiência-piloto, perícias médicas remotas, por meio da telemedicina, em dez prefeituras municipais que possuem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto, até 13 de abril de 2022.

A Perícia Médica com Uso de Teleavaliação (PMUT) será realizada em Botas de Macaúbas na Bahia, além de Francisco Morato/SP; Minas Novas/MG; Vassouras/RJ; Santo Augusto/RS; Olhos D’Água das Flores/AL; Corrente/PI; Pedro Gomes/MS; Ji Paraná/RO e Lábrea/AM.

A medida cumpre decisão do Tribunal de Contas da União de enfrentamento da pandemia. O termo de intenção do Acordo de Cooperação Técnica junto ao projeto-piloto de perícia médica remota foi assinado na semana passada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e pelos representantes dos municípios participantes da experiência-piloto.

O projeto pretende expandir o atendimento com uso da telemedicina para todo o país, além de fortalecer tecnologicamente a perícia médica. “Hoje mais de 50% dos benefícios do INSS são relativos ao benefício por incapacidade e essa ferramenta vai ao encontro do que está sendo feito no mundo, a telemedicina. Tenho certeza de que o piloto será exitoso e ampliado para os 5 mil e poucos municípios que temos no país”, disse, em nota, o presidente do INSS, José Carlos Oliveira.

A inovação contribui para a compensação da perda de 10 mil servidores do INSS que se aposentaram nos últimos três anos e não foram repostos, segundo o ministro Onyx Lorenzoni.

O ministro disse que a tecnologia traz para os quase 4 mil peritos o desafio de aprimorar métodos e sistemas, enquanto possibilita que esses profissionais possam se multiplicar para realizar atendimentos a quilômetros de distância. “A tarefa é extremamente digna, nobre, de poder oportunizar direitos àqueles que precisam. Isso é justiça social, respeito às pessoas, valorização da vida. Três conceitos fundamentais para que a gente tenha uma sociedade livre e democrática”, disse Lorenzoni.

Veja também

Rio Guaíba pode levar mais de 30 dias para voltar ao nível normal, se não chover muito

Projeções de cientistas da UFRGS mostram cheia duradoura do Guaíba nas próximas semanas. Na enchente …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas