sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte comemoram 75 anos com expansão no País
sexta-feira 17 de dezembro de 2021 às 07:24h

Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte comemoram 75 anos com expansão no País

NOTÍCIAS


As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, responsáveis pelas marcas Brilux, Minhoto, Sonho e Even, completam 75 anos nesta sexta-feira (17). A nova idade chega fortalecendo a atuação da empresa em novos mercados, além da participação em projetos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas e ecossistemas.

O grupo nascido em Pernambuco, pelas mãos de Raymundo Luiz Cavalcanti da Fonte, falecido em 2020 aos 99 anos, hoje conta com um portfólio de mais de 330 produtos nos segmentos de limpeza doméstica, higiene pessoal, inseticidas e condimentos. São produzidos, por ano, aproximadamente 300 milhões de litros de água sanitária, 270 milhões de litros de sabonetes e 60 milhões de litros de vinagre. Em sua mais recente iniciativa, a empresa expandiu sua atuação no Brasil. Além da matriz, situada em Paulista, Pernambuco, e das indústrias na Bahia, Ceará e Pará, a companhia inaugurou sua quinta unidade industrial na cidade de Itajubá, em Minas Gerais, com um investimento de R$ 100 milhões.

Foto: Assessoria

A empresa enxerga uma grande oportunidade com essa planta no Sudeste. “Queremos levar para todo o país nossos produtos de qualidade, custo benefício e confiança que consolidou nossa marca líder no Norte e Nordeste”, comenta o diretor superintendente das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Hisbello de Andrade Lima Neto.

Para seguir presente no dia a dia de milhares de famílias, o grupo investe continuamente em pesquisa e inovação. A empresa utiliza no seu parque industrial a mais avançada tecnologia nacional e de outros países, como França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália, garantindo o alto padrão de qualidade na produção. “Nosso diferencial é a união de tecnologia, excelência na qualidade e preços acessíveis”, completa Hisbello.

Durante a pandemia da covid-19, a companhia apostou em soluções para conter a crise sanitária global investindo em produtos de higiene e limpeza eficazes contra o coronavírus. “No último ano, ampliamos nosso portfólio com o apelo de proteção, como o Multiuso Antibac e o Álcool 70, e criamos ações para ajudar nossos consumidores”, detalha Renata Carvalho, Gerente de Marketing e Trade da Raymundo da Fonte.

Inovação para o meio ambiente

Voltando seu olhar para a preservação dos recursos naturais e na conservação do meio ambiente, as Indústrias Raymundo da Fonte também estão sempre em busca de parcerias com projetos inovadores. Uma das iniciativas é o acordo de compensação ambiental realizado em conjunto com o programa “Eu Reciclo”, garantindo que, no mínimo, 22% de todas as embalagens produzidas pela companhia serão recicladas. “Estamos constantemente buscando criar soluções que aliam oportunidades econômicas com benefícios para nossos consumidores e o meio ambiente. Queremos cada vez mais trazer soluções sustentáveis”, declara Renata.

Em parceria com este projeto socioambiental, o grupo já financiou, desde 2019, a reciclagem de 4,6 mil toneladas de plástico. A iniciativa gera renda por meio da coleta, triagem e destinação de embalagens descartadas.

Os resíduos líquidos também são foco da atenção da Raymundo da Fonte, que possui Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para reutilizar e/ou tratar os resíduos, de forma que sejam inseridos novamente no meio ambiente sem causar danos.

Valorização das pessoas

Além do trabalho comprometido com o meio ambiente, o grupo tem por missão contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor. “Nossa responsabilidade é investir em projetos educacionais, capacitação continuada e na valorização dos colaboradores”, pontua Hisbello de Andrade Lima Neto.

Este ano, a empresa foi certificada pelo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar. “Essa conquista reitera a nossa cultura de valorização das nossas pessoas e o nosso trabalho incansável na construção de um ambiente cada vez mais colaborativo”, celebra o superintendente.

As ações, no entanto, não se limitam ao ambiente da fábrica. Juntamente com o Movimento Pró-criança, as Indústrias Raymundo da Fonte  promoveram o Núcleo de Inclusão Digital (NID), que desde 2015 já formou mais de 2.300 crianças e adolescentes com aulas gratuitas de informática. Em 2018, este projeto foi reconhecido pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e terceira melhor do país.

Outra iniciativa de impacto é a Indústria do Conhecimento (IDC). Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), disponibiliza um acervo rico e diversificado, composto por obras das mais diversas áreas culturais para os seus funcionários, familiares e comunidades locais.

Linha do tempo da Raymundo da Fonte

1946

Lançamento do primeiro produto, o inseticida em espiral Sentinela para o mercado do Nordeste e em seguida o Alerta para o Rio de Janeiro, virando o maior fabricante do Brasil.

Décadas de 1950 e 1960

Início da produção de plástico, vela e ceras para o piso. Expansão para o mercado de limpeza doméstica, surgiu então uma das marcas mais lembradas e queridas pelos consumidores, a Brilux.

Década de 1970

Inserindo-se no mercado de condimentos, a marca Minhoto se tornou líder de vendas. Foi ainda nesta década que inovou e lançou a primeira água sanitária com garrafa de plástico do Nordeste. Mas prática e segura atendendo aos desejos das donas de casa.

Décadas de 1980 e 1990

Ampliando o portfólio de produtos, são lançados multiuso, limpa vidro e água-sanitária Brilux; amaciante e passa-roupas Sonho e o desodorante Floral.

Década de 2000

Entra no segmento de higiene pessoal lançando sabonetes Floral; creme dental, escova, fio dental, antisséptico e sabonetes Even, além do lava-roupas líquido e tira-manchas Brilux.

Veja também

Petrobras vai retomar investimento em etanol e procura parceiros para ‘começar grande’

A Petrobras pretende retomar o investimento na produção de etanol, abandonado com a mudança de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!