quinta-feira 16 de maio de 2024
As advogadas Josiana Carvalho e Anna Dantas, da chapa 'Você na Ordem', da OAB-DF: adversário acusa candidatas de fraude na autodeclaração racial Instagram/Reprodução
Home / JUSTIÇA / OAB julga fraude em caso de advogadas que se declararam negras
quarta-feira 10 de novembro de 2021 às 18:03h

OAB julga fraude em caso de advogadas que se declararam negras

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A regra é nova e está sendo aplicada pela primeira vez às eleições da OAB em todo o país.

A comissão eleitoral da OAB do Distrito Federal julga nesta quinta-feira (10) o pedido de impugnação de uma das chapas que disputam a eleição da seccional.

A acusação, feita pela chapa adversária, é segundo a revista Veja que as candidatas fraudaram a autodeclaração racial para conseguir a adequação ao mínimo de 30% de negros e pardos entre seus participantes. A regra é nova e está sendo aplicada pela primeira vez às eleições da OAB em todo o país.

A chapa ‘Você na Ordem’, da candidata Thaís Riedel, é acusada de inscrever ao menos quinze candidatos a conselheiro seccional que têm tom de pele branco como se fossem negros para cumprir a cota obrigatória.

O caso foi levado pela chapa do adversário Délio Lins e Silva Jr., que disputa a reeleição, ao Conselho Federal da OAB. Outras seccionais acabaram se manifestando sobre o caso, o que motivou a elaboração de um parecer sobre o caso pela Comissão Eleitoral da OAB Nacional, que concluiu que o fenótipo é o que conta para decidir a validade da autodeclaração.

O parecer é um dos elementos que a OAB-DF terá que considerar, obrigatoriamente, ao tomar uma decisão nesta quinta-feira sobre o caso.

Veja também

Jaques Wagner atuou para adiar trâmite do projeto que regulamenta jogos de azar no Senado

Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT) atuou pessoalmente pelo adiamento do projeto de lei que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas