segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / CCJ da AL-BA aprova projeto que permite o ingresso de animais de estimação em unidades de saúde
quarta-feira 27 de outubro de 2021 às 14:33h

CCJ da AL-BA aprova projeto que permite o ingresso de animais de estimação em unidades de saúde

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Dois projetos com foco na saúde foram aprovados na manhã da última terça-feira (26) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Entre eles, o PL apresentado pelo deputado estadual David Rios (PSB), que permite o ingresso de animais de estimação em unidades de saúde estadual para visitas a pacientes internados.

De acordo com a proposta, que teve parecer da deputada Ivana Bastos (PSD), os animais de estimação para visita, deverão estar com a vacinação em dia e devidamente higienizados com laudo veterinário atestando a boa condição do animal.

A proposição estabelece ainda que a comissão de infectologia da unidade deverá autorizar a entrada. Os animais deverão estar em recipiente ou caixa adequada e, no caso de cães e gatos, em guias presas por coleiras e se necessário de enforcador e focinheiras.

A justificar a medida, David Rios lembrou que os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não é novidade para a ciência. “A internação não é uma experiência agradável, com a possibilidade de levar um animal de estimação o ambiente se torna mais alegre e agradável, não só para o dono do animal ,mas para todos os pacientes”, argumentou ele.

O outro aprovado com foco na saúde é de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT) torna obrigatório o acompanhamento de profissional de saúde nas unidades escolares da rede privada de ensino. O PL também teve parecer da deputada Ivana Bastos.

O profissional deverá elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar, com base no diagnóstico e nas referências nutricionais, conforme prevê a Lei Federal nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, e a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) N° 380/2005.

A proposta prevê que, na elaboração dos cardápios escolares, devem ser utilizados preferencialmente alimentos produzidos na própria região das unidades escolares, respeitada a individualidade de cada aluno e suas necessidades.

De acordo com Rosemberg, o projeto vem com apoio da Lei 13666/2018, que exige a inclusão da educação alimentar e nutricional no ensino básico das escolas. Ele lembrou também que, na rede pública, o profissional já é legalmente habilitado para supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas de alimentação escolar, geridos por governos e municípios.

“A atuação do profissional não se restringe à preparação de cardápios, mas também ao trabalho para a especificação de alimentos, adequação às peculiaridades de cada escola ou ao potencial produtivo da região, além de definir as quantidades, para evitar desperdícios no momento da compra”, explicou ele.

O último projeto aprovado pela CCJ na sessão desta terça é de autoria do deputado Antônio Henrique Jr (PP) e denomina Luiz Felipe de Souza Leão a ponte sobre o Rio São Francisco na BA 160 que liga os municípios de Xique Xique a Barra, ambas na Bahia.

“Apaixonado pela região, alguns poucos anos mais tarde já estava instalado definitivamente com a família na fazenda na cidade de Barra”, contou Antônio Henrique, que defendeu a homenagem “em função do espírito desbravador, pioneiro e empreendedor da dedicação pelo desenvolvimento da cidade de Barra, bem como de toda região às margens do Rio São Francisco”.

Veja também

Terreno doado pela prefeitura de Santo Amaro não poderá ser ocupado por empresa, informa MP-BA

A Justiça determinou a suspensão da ocupação de um terreno público que foi doado pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas