O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, concedeu entrevista nesta terça-feira (17) no SALVE, canal do Porta dos Fundos na Twitch. O político conversou com Antonio Tabet e Gabriel Totoro sobre sua trajetória política, seu futuro como presidenciável nas eleições de 2022 e teceu críticas ao governo Bolsonaro. Confira a live completa aqui: https://www.twitch.tv/videos/1121445271
Leite confirmou que irá disputar as prévias do PSBD como pré-candidato a presidente do Brasil em 2022, e reafirmou seu compromisso com com o objetivo: “Eu não estou nas prévias buscando outro resultado que não seja a vitória. Não estou aqui para ganhar visibilidade. Não vou deixar meu mandato como governador para ser vice de outra chapa, por exemplo”, disse o governador. Ele também ressaltou seu compromisso com eleições limpas, fugindo de ataques e perseguições: “Eu tenho feito campanha com a preocupação de não atacar as pessoas, o país já tem problemas o suficiente para se combater. No Brasil, é mais fácil ser radical para um dos lados. Ousadia é quem tem a coragem de ser ponderado”.
O governador do Rio Grande do Sul levantou também a possibilidade de abrir mão de uma candidatura própria para apoiar uma 3ª via que tenha chances de vencer Bolsonaro, e que seria uma irresponsabilidade não apoiar um nome que tenha proximidade com seu partido e com o centro democrático: “Temos que ter humildade para dar um passo atrás e ajudar essa alternativa de centro, se for necessário”, comentou.
Ele ainda fez críticas ao atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido) e a politização do voto impresso. “A discussão para acoplar níveis da segurança na votação é legítima, mas ela parte de uma premissa falsa, sem provas, de fraude nos processos eleitorais. Está muito claro que a intenção do Bolsonaro não é ter mais segurança, e sim gerar confusão. O Bolsonaro ataca tudo que possa contestá-lo. A democracia é a necessidade de se conviver com as contestações, em todos os níveis. Quem perde sabe que tem espaços para contestar, e quem ganha deve saber a conviver com isso”, diz o governador.
Não é a primeira vez que o SALVE recebe um presidenciável. João Dória (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) participaram do bate-papo descontraído na Twitch. Outros políticos de renome já fizeram parte da bancada com Antonio Tabet e Tototo, como Guilherme Boulos (PSOL), Eduardo Paes (PSD) e Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade).