Movimentos sociais, sindicais, estudantis e partidos de esquerda voltam às ruas no próximo sábado, dia 19. De acordo com a coordenação nacional do Comitê da Campanha Fora Bolsonaro, mais de 300 cidades no Brasil e no exterior já agendaram manifestações.
“As manifestações realizadas no último dia 29 de maio foram vitoriosas. Demonstraram que o povo brasileiro não pactua com a política genocida imposta pelo presidente Jair Bolsonaro, frente à pandemia da Covid-19. Não suportamos mais mortes, fome e desemprego. Por isso, as manifestações do dia 19 serão ainda maiores. Mais cidades estarão envolvidas”, destaca Marcela Azevedo, coordenadora nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML) e da Central Sindical e Popular (CSP)-Conlutas, que integra o Comitê Nacional da Campanha Fora Bolsonaro.
Bahia
Na Bahia estão agendadas, até o momento, manifestações em 18 cidades. “Cinco cidade baianas fizeram protestos no último dia 29 de maio. Agora, já temos um número três vezes maior. Esse número vai crescer”, avalia Jailson Lage, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (SINDJUFE-BA).
Em Salvador, a manifestação sairá do Largo do Campo em direção ao Farol da Barra. A concentração está marcada às 14h. “Vamos às ruas pelo Fora Bolsonaro e Mourão, em defesa da vida. Queremos vacina para todos, auxílio emergencial de R$600 e empregos. Vamos dizer não à reforma administrativa e defender os serviços públicos, que foram fundamentais na pandemia”, conclui Jailson Lage.
Além de Salvador, as cidades baianas que já agendaram manifestações são: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Poções, Senhor do Bonfim, Santa Cruz Cabrália, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Vale do Capão e Vitória da Conquista.