quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Senador diz que denunciou Bolsonaro na PGR por tráfico de influência
quinta-feira 10 de junho de 2021 às 15:47h

Senador diz que denunciou Bolsonaro na PGR por tráfico de influência

NOTÍCIAS


O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse nesta quinta-feira (10) que denunciou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na PGR (Procuradoria-Geral da República) para que ele seja investigado por tráfico de influência. O parlamentar fez a denúncia com base em um telegrama que está em posse da CPI da Covid.

O teor do documento, revelado em reportagem do jornal O Globo, aponta que Bolsonaro atuou para favorecer dois laboratórios privados, prática conhecida como lobby. O presidente da República queria agilizar o processo de importação de matéria-prima da Índia para a fabricação de cloroquina.

O telegrama em questão tem a transcrição de um telefonema feito por Bolsonaro em 4 de abril do ano passado para o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi. O contato foi divulgado à época pelo próprio Bolsonaro nas suas redes sociais.

Defensor da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, ainda que os remédios já tenham sua ineficácia cientificamente comprovada, Bolsonaro agiu para obter insumos para a produção nacional dos medicamentos pelos laboratórios EMS e Apsen.

Ambos são comandados por empresários considerados apoiadores do presidente, segundo o jornal O Globo. Calos Sanchez está à frente do EMS, enquanto Renato Spallicci lidera o Apsen.

Na PGR, a denúncia do senador petista pode ter dificuldades para ser aceita, já que o procurador-geral da República, Augusto Aras, vem demonstrando alinhamento com interesses do governo Bolsonaro.

Aras era um dos mais cotados para ser a próxima indicação de Bolsonaro a uma vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), neste ano, mas o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente, afirmou em abril que a escolha está entre André Mendonça, advogado-geral da União, e Humberto Martins, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!