quinta-feira 2 de maio de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Vereador indica portadores de Distrofia Muscular de Duchenne no grupo de comorbidades para a imunização contra a Covid-19
sexta-feira 7 de maio de 2021 às 10:48h

Vereador indica portadores de Distrofia Muscular de Duchenne no grupo de comorbidades para a imunização contra a Covid-19

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou proposição (PIN-289/2021), indicando ao prefeito Bruno Reis (DEM) a inclusão dos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne no grupo prioritário das comorbidades para imunização contra a Covid-19, em Salvador.

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma forma de doença muscular, que surge por incapacidade de o organismo produzir uma proteína fundamental para o funcionamento do músculo. Esta proteína chama-se distrofina e a sua inexistência leva a uma perda das fibras musculares, com necrose e substituição por fibrose e tecido adiposo.

De acordo com o parlamentar, que também é médico, a doença é caracterizada pelo enfraquecimento dos músculos, incluindo os músculos acessórios, responsáveis pelo auxílio da respiração.

“O enfraquecimento dos músculos de cunho respiratório expõe os portadores de Distrofia Muscular de Duchenne à vulnerabilidade em face da Covid-19, por isso é fundamental a inclusão da doença na lista de comorbidades da vacinação”, afirmou Dr. José Antonio.

Veja também

Governo federal lança edital para retomar obra da ferrovia Transnordestina em Pernambuco

Com recursos do Novo PAC, trecho receberá R$ 450 milhões para ser finalizado O governo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas