Um vídeo tem circulado nas redes sociais neste domingo (7), em que um homem aparece votando utilizando o cano de uma arma para teclar na urna. Nas imagens, o eleitor vota no candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL).
De acordo com a Revista Fórum, o vídeo foi feito na Escola Estadual Professor Mauricio Brum, que fica em São João do Meriti, no Rio de Janeiro. Já em uma foto, também compartilhada nas redes sociais, o eleitor aparece com um revólver em cima da urna, também votando em Bolsonaro.
A atitude de fotografar e filmar a cabine de votação, e ainda com armas, foi uma resposta dos apoiadores de Bolsonaro a um apelo de seu filho, Eduardo Bolsonaro, candidato a deputado federal pelo PSL. Ele pediu, em suas redes sociais, para que os eleitores do pai gravem e filmem ao vivo seus locais de votação, o que é crime eleitoral. A Lei Eleitoral 4737/65 proíbe que se tire qualquer tipo de foto ou grave vídeos durante a votação, incluindo fotos da urna e selfies na cabine. Mesmo assim, Eduardo Bolsonaro postou: “Prezados, em caso de problemas com a urna filmem, de preferência gravem lives e falem o estado zona e seção onde está ocorrendo o problema”.