quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado rebate críticas do governador Rui Costa ao presidente Bolsonaro
sábado 13 de fevereiro de 2021 às 14:37h

Deputado rebate críticas do governador Rui Costa ao presidente Bolsonaro

NOTÍCIAS


A declaração do governador da Bahia, Rui Costa (PT), sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem gerado repercussões negativas, especialmente, pelo fato do gestor baiano afirmar que o chefe do executivo nacional não é um bom representante para o cargo que ocupa. A ala Bolsonarista se manifestou, a exemplo, do deputado estadual Capitão Alden que fez duras críticas ao governador.

“Bolsonaro enviou R$ 10,4 bilhões em recursos para o estado na somatória de auxílios enviados durante a pandemia para a Bahia e municípios baianos. O nosso presidente inaugurou obras importantes na Bahia e agora esse dito governador quer desqualificar o trabalho do Governo Federal? Quem é ele na fila do pão?”, questiona Alden.

Para o deputado, o governador Rui Costa esquece que, justamente, em sua gestão a Bahia registra vários indicadores negativos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Bahia não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, tendo o 3º pior desempenho do país entre alunos do Ensino Médio.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no levantamento divulgado em agosto de 2020, a Bahia teve a maior taxa de desemprego do Brasil, o que representava na época 4,876 milhões de trabalhadores sem emprego no estado. O IBGE apresentou também o indicador que desde 2012 a Bahia não apresentava números tão negativos como o alcançado em 2020.

Em outra pesquisa também divulgada em 2020, o IBGE apresentou que quatro em cada dez moradores da Bahia (40,4% da população) estavam abaixo da linha da pobreza em 2019, segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2020. Pouco mais de 1 em cada 10 (12,5%) estavam abaixo da linha da extrema pobreza. Com isso, a Bahia tem o segundo maior número absoluto de pobres do país (6,006 milhões) e o maior número de extremamente pobres (1,853 milhão).

Por último, conforme gráficos apresentados pela assessoria do parlamentar, que apresentou o Atlas da Violência 2020, um documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou que pelo quarto ano seguido a Bahia lidera o ranking de número de homicídios no Brasil. De acordo com o levantamento, de 2015 a 2018, por exemplo, 27.457 pessoas foram assassinadas no estado.

Veja também

“Caminhos assistenciais” do Governo Federal liberam rodovias para garantir abastecimento no RS

Com mais de 400 cidades atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas