A população de Salvador passa a contar, a partir desta sexta-feira (22), com novos canais digitais para solicitação de serviços municipais e para atendimentos agendados nas Prefeituras-Bairro de Salvador. A apresentação das ferramentas foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pelo secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e pelo ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, no Hub Salvador, no Comércio.
Um dos sistemas lançados é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada. salvador. ba. gov. br . Trata-se de uma plataforma exclusiva para agendamento dos serviços presenciais nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade). Lá, é possível escolher a unidade administrativa mais próxima, data e horário para o atendimento.
O site dispõe de quase 100 serviços disponibilizados pelas Prefeitura-Bairro. Quem buscar atendimento ao Bolsa Família e Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em uma das sedes obrigatoriamente deverá realizar o agendamento. As marcações sempre poderão ser realizadas para o dia seguinte ao acesso, e podem ser efetuadas em até cinco dias úteis. Caso não haja comparecimento na data marcada ou cancelamento prévio da marcação, o cidadão somente poderá reagendar o serviço após 15 dias úteis.
O prefeito Bruno Reis destacou que, nos últimos anos, Salvador tem obtido grandes avanços na área de inovação e tecnologia, o que tem colaborado na prestação e qualidade dos serviços públicos. “Passamos a nos ajustar a essa nova realidade, adequando a máquina pública a novos processos para trazer mais eficiência e melhorar a nossa comunicação interna e com o cidadão. Nossa obrigação é trazer mais satisfação à população, por isso, continuaremos investindo em tecnologia”, afirmou.
Ele lembrou que a capital baiana contará, em breve, com o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente, que prevê investimentos de R$70 milhões de reais para implantação de novas infovias, datacenter, entre outras ações.
Os soteropolitanos também já têm disponível outra ferramenta para agendar atendimento nas Prefeituras-Bairro: o portal Fala Salvador falasalvador.ba.gov.br , no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas. Outra opção é o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funcionará de segunda a segunda, pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas, horários disponíveis para agendar o serviço.
“As Prefeituras-Bairro exercem um papel fundamental na resolutividade dos problemas do cidadão soteropolitano. Em um único equipamento conseguimos reunir os principais serviços municipais e leva-los para as mais diferentes áreas da cidade. Com essas novas ferramentas tecnológicas, iremos elevar a qualidade dos nossos atendimentos e gerar ainda mais comodidade para as pessoas que procuram pelos nossos serviços, evitando também as possíveis formações de fila e aglomerações nas unidades”, explicou Luiz Galvão.
Aplicativos
Além dos portais e do WhatsApp, a Prefeitura também lançou dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do sistema Android e iOS (Iphone). O primeiro é o Fala Salvador Cidadão que permite, além das marcações de atendimentos nas Prefeituras-Bairro, a possibilidade de o cidadão encaminhar sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Uma das vantagens de obter este app é que as solicitações poderão ser feitas através de fotos e do georreferenciamento da demanda.
Para que o usuário se familiarize com a ferramenta, inicialmente serão disponibilizados a oferta de seis serviços municipais, sendo eles: tapa buraco, coleta de lixo, reparo na iluminação, limpeza de bueiro/caixa de sarjeta, poda de árvore e retirada de cadáveres de animais de grande porte.
O segundo app é o Fala Salvador Executor. Este será exclusivo para os profissionais da Prefeitura que atenderão as demandas geradas pelos canais de atendimento como o Disque 156, Portal Fala Salvador e o App Fala Salvador Cidadão. Os servidores poderão realizar o check-in no local solicitado para execução do serviço e indicar ao cidadão a conclusão da demanda.