A eleição de 2018 é a primeira no Brasil que traz uma legislação específica para marketing político nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou em junho uma cartilha que define o que os candidatos podem ou não fazer em seus canais de divulgação na internet durante suas campanhas.
Na cartilha, o TSE reconhece que com “o fim das doações de pessoas jurídicas a candidatos (lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015) e com a crescente popularização das mídias sociais as campanhas online tendem a ser cada vez mais decisivas”.
As novas regras, válidas neste ano, foram incluídas na lei eleitoral. Entre as mudanças, está a liberação de mídia paga para impulsionar publicação nas redes sociais ou garantir posições de destaque nas páginas de buscadores como o Google. Fica proibido, porém, que o eleitor pague diretamente por “posts patrocinados” de um candidato. Fica vedado também o uso de perfis falsos ou robôs para distorcerem ou aumentarem a repercussão de conteúdo nas redes sociais. Nesta semana, o TSE divulgou que o gasto total com campanhas com mídia paga ultrapassou, entre os dias 16 e 30 de agosto, R$ 2 milhões. Na disputa para a Presidência da República, o montante declarado neste período com ações nas redes sociais foi de R$ 50 mil.
Dentre aqueles que despontam com mais de 1% dos votos na pesquisa, Jair Bolsonaro (PSL) é o que apresenta maior número de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram. Ciro Gomes, do PDT, é o único que aparece com página no LinkedIn, enquanto Álvaro Dias (Podemos) é o candidato com maior número de perfis em redes sociais. Marina Silva (Rede) aparece com grande expressividade no Facebook, enquanto Henrique Meirelles abriu canal direto para conversa no WhatsApp (“Chama o Meirelles no Zap”). Geraldo Alckmin produz conteúdo significativo para seus canais na internet, e mantém em seu site oficial uma seção “Anti-Fake News”, na qual “responde” a notícias envolvendo seu nome e que considera falsas. João Amôedo tem números expressivos nas redes sociais e aposta na hashtag #VemComJoão.
Abaixo, confira quais os números de todos os candidatos citados nesta matéria — na análise, entram os candidatos que aparecem com mais de 1% nas pesquisas eleitorais publicadas até o dia 6 de setembro de 2018. No caso do PT, foram recolhidos números das redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que, até o momento, Fernando Haddad não foi oficializado como candidato do PT à presidência no TSE.
Álvaro Dias (Podemos)
Plano de governo
Redes sociais – #AlvaroDias19
Facebook
1,1 milhão de curtidas e seguidores
Twitter: @alvarodias_
356 mil seguidores
Instragram: @ad.alvarodias
40,7mil seguidores
YouTube
8.923 inscritos
Google Plus
1.356 seguidores
Soundcloud
44 seguidores
Flickr
234 seguidores
Whatsapp
Ciro Gomes (PDT)
Plano de governo
Redes sociais – #Ciro12
Facebook
378 mil curtidas e 395 mil seguidores
Twitter: @cirogomes
227 mil seguidores
Instagram: @cirogomes
241 mil seguidores
YouTube
11.836 inscritos
LinkedIn
2.243 seguidores
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Plano de governo do Lula
Redes sociais
Facebook
3.7 milhões curtidas e 3,8 milhões de seguidores
Twitter: @LulaOficial
416 mil seguidores
Instagram
432 mil seguidores
YouTube
70,4 mil seguidores
Geraldo Alckmin (PSDB)
Plano de governo
Redes sociais – #Geraldo45 e #GeraldoPresidente
Facebook
981 mil curtidas e 959 mil seguidores
Twitter: @geraldoalckmin
978 mil seguidores
Instagram: @geraldoalckmin_
127mil seguidores
YouTube
1.803 inscritos
Henrique Meirelles (MDB)
Plano de governo
Rede sociais – #ChamaOMeirelles e #Meirelles15
Facebook
221 mil curtidas e 224 mil seguidores
Twitter: @meirelles
58,6 mil seguidores
Instagram: @henriquemeirelles.real
24,5 mil seguidores
YouTube:
1.651 inscritos
Flickr
5 seguidores
Whatsapp
Jair Bolsonaro (PSL)
Plano de governo
Redes sociais
Facebook
5,8 milhões curtidas e 5,9 milhões de seguidores
Twitter: @jairbolsonaro
1,33 milhão de seguidores
Instagram: @jairmessiasbolsonaro
2 milhões de seguidores
YouTube
789 mil inscritos
João Amoedo (Novo)
Plano de governo
Redes sociais – #VemComJoão30
Facebook
2,2 milhões de seguidores e curtidas
Twitter – @joaoamoedonovo
162 mil seguidores
Instagram: @joaoamoedonovo
400 mil seguidores
Whatsapp
Marina Silva (Rede)
Plano de governo
Redes sociais – #Marina18
Facebook
2,3 milhões curtidas e 2,2 milhões de seguidores
Twitter: @MarinaSilva
1,8 milhões de seguidores
Instagram: @_marinasilva_
127 mil seguidores
YouTube
15.501 inscritos