segunda-feira 6 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Lídice elogia ações do TSE de combate à fake news
sábado 3 de outubro de 2020 às 10:17h

Lídice elogia ações do TSE de combate à fake news

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), divulgou nota na quinta-feira (1º) em que elogia as ações promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação nas eleições municipais deste ano.

“O TSE tem chamado à responsabilidade as plataformas através de convênios que possam ajudar no combate às fake news. O ministro [Luís Roberto] Barroso, presidente do TSE, já anunciou um serviço de monitoramento on-line em tempo real em diferentes redes sociais para detectar ataques à Justiça Eleitoral e o compartilhamento de informações inverídicas. Assim, o TSE se antecipa aos ‘fatos’ e evita ações coordenadas que possam atacar o processo eleitoral”, declarou a deputada.

Vigilância

Lídice da Mata afirmou que, embora os trabalhos da CPMI tenham sido interrompidos durante a pandemia, os integrantes do colegiado continuam vigilantes no “combate às inverdades que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens” e interessados em “estabelecer uma legislação que possa punir culpados sem ferir a liberdade de expressão”.

“O TSE se soma aos esforços da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, que desde o ano passado promove investigações com o intuito de coibir esta prática injustificável. Afinal, são informações não verdadeiras que estão comprometendo pleitos eleitorais, manchando biografias e, principalmente, confundido as pessoas nestes tempos de pandemia da Covid-19”, disse a parlamentar, por meio da nota.

Checagem de informações

Nesta quinta-feira, o TSE lançou uma coalizão de checagem de informações para as eleições. As notícias verificadas a partir de um grupo de nove agências de checagem serão publicadas na página “Fato ou Boato”, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. Também foi firmada parceria com a empresa Google para que os eleitores encontrem, ao utilizarem o mecanismo de busca, conteúdos confiáveis e de utilidade pública elaborados pela Justiça Eleitoral.

Essas medidas integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que está sendo implementado pelo TSE.

Veja também

Presos fogem do Conjunto Penal de Barreiras, na Bahia

Novo sistema de alertas vai produzir som no celular e passar por cima de aplicativos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas