quarta-feira 8 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Bancários aprovam estado de greve, diz Augusto Vasconcelos,
quarta-feira 26 de agosto de 2020 às 08:29h

Bancários aprovam estado de greve, diz Augusto Vasconcelos,

NOTÍCIAS


Durante assembleia virtual, realizada na noite desta última terça-feira (25), os bancários da base do Sindicato aprovaram o estado de greve. Também firmaram o entendimento de ampliar a mobilização para impedir retrocessos. A categoria, inclusive, apresentou diversas propostas de estratégias de enfrentamento aos bancos.

Durante a assembleia, que teve lotação esgotada da sala, foram passados todos os informes da negociação com a Fenaban, que propôs reajuste zero por dois anos. Para 2020, ofereceu abono de R$ 1.656,22, que seria pago em setembro, e de R$ 2.232,72, a ser creditado em agosto de 2021. As informações sobre as rodadas dos bancos públicos também foram repassadas para a categoria.

Os bancos também mantiveram a proposta de redução da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O entendimento da categoria é de que não há justificativa para a atitude das empresas, uma vez que o setor bancário segue lucrativo e, mesmo sem precisar, recebeu ajuda do governo federal para enfrentar a pandemia.

Como o Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta, uma nova rodada de negociação ocorre nesta quarta-feira (26), às 14h. Um dia depois, nesta quinta-feira (27/08), às 20h, o Sindicato realiza nova assembleia para discutir o que foi debatido na reunião e organizar a mobilização.

“Os bancos representam o setor mais lucrativo da economia nacional. Somente no 1o semestre do ano obtiveram lucros superiores a 24 bilhões de reais. Mesmo assim, insistem em retirar direitos dos bancários e desrespeitam a população. A nossa pauta contempla a defesa dos empregos, manutenção dos direitos, contra privatização dos bancos públicos e melhores condições de trabalho. Na quinta 20h teremos nova Assembleia para avaliar os resultados da negociação com a Fenaban marcada pra hoje. Esperamos que seja possível uma saída negociada, mas é inaceitável a intransigência dos bancos”, disse o baiano Augusto Vasconcelos, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Veja também

Ministério dos Transportes faz plano emergencial para garantir abastecimento do RS, diz ministro

Com mais de 330 cidades duramente atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas