segunda-feira 29 de abril de 2024
Home / NOTÍCIAS / Sistema inédito interliga cinco banco de dados para mapear educação em saúde
quarta-feira 12 de agosto de 2020 às 15:21h

Sistema inédito interliga cinco banco de dados para mapear educação em saúde

NOTÍCIAS


O processo que envolve a capacitação de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde para aprimorar ações cotidianas e novas práticas é chamado de Educação em Saúde. Para subsidiar os gestores públicos na adoção de melhores práticas, o Ministério da Saúde (MS) lançou o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (Simapes). A ferramenta inédita vai interligar cinco banco de dados e permitirá a coleta, a análise e a disponibilização de informações sobre educação em saúde no Brasil.

Os dados incluídos no sistema são do Sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no país (E-MEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes) e do E-SUS Atenção Básica. As informações devem  ajudar a identificar as demandas e necessidades de cada região, além mapear se o local tem estrutura necessária ou precisa de aprimoramento.

Com a nova ferramenta, lançada no dia 6 de agosto, será possível investigar ainda a relação entre a oferta de cursos de graduação, técnicos e a estrutura de serviços da saúde, especialmente quanto à oferta de campo de prática e de qualidade; averiguar as necessidades de formação e qualificação dos gestores e profissionais no âmbito do SUS; prover o Ministério da Saúde de informações para a tomada de decisões no âmbito da educação em Saúde. Também vai permitir divulgar informações sobre a gestão do SUS.

O Ministro interino, Eduardo Pazuello, acredita que o sistema contribuirá para a padronização de informações sobre saúde no país. Durante o lançamento do Simapes, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Maira Pinheiro, informou que o governo apresentará, nos próximos meses, o novo Marco Regulatório da Residência em Saúde. Segundo ela, a ideia é transferir, do Ministério da Educação para o Ministério da Saúde, atribuições relativas ao período de residência pelo qual os profissionais da saúde têm de passar.

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas