Resultado da consulta pública realizada com os candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou que 49,7%, aproximadamente dos que responderam a enquete preferem realizar a prova em maio de 2021. Divulgação dos dados foi feita em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (1º), com a presença do ministro interino da educação, Antonio Paulo Voguel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes.
Dos quase 5,8 milhões de inscritos confirmados no Enem 2020, apenas pouco mais de 1,1 milhão de candidatos responderam a enquete (19,3%). Antonio Paulo Voguel afirma que o resultado da enquete não vai ser implantado imediatamente.Nos próximos dias, o Inep vai manter reuniões com entidades educacionais para discutir possibilidades. “Precisamos, agora, trabalhar em articulação com os atores envolvidos nesse processo. Entramos em contato com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e algumas outras associações”, afirma. “Em articulação com essas entidades é que vamos decidir a data final”, diz.
Em relação às demais datas, pouca mais de 167 mil candidatos optaram por realizar a prova em dezembro deste ano e cerca de 392 mil inscritos gostariam de fazer o Enem em janeiro de 2021.