domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Agência CMS
Home / POLÍTICA / Aprovado código para denunciar violência doméstica na pandemia
quinta-feira 25 de junho de 2020 às 05:24h

Aprovado código para denunciar violência doméstica na pandemia

POLÍTICA


Por conta da quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus em Salvador, o que reduz o contato social, as mulheres que são vítimas de violência doméstica não encontram alternativa para registrar as agressões. Para amenizar os impactos desse tipo de crime, a vereadora Marcelle Moraes (DEM) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 85/20, a criação do código “Máscara Vermelha” para denunciar os casos.

O projeto de lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador, na sessão ordinária semipresencial de terça-feira (23). O texto agora segue para a sanção do prefeito ACM Neto.

Farmácias

De acordo com o projeto, as farmácias da capital baiana devem estar atentas quando receberem uma chamada solicitando uma “máscara vermelha”. Nesse momento, o farmacêutico informará que não dispõe do produto e, em seguida, recolher os dados da “cliente/vítima” para repassá-los ao Disque 180, canal de denúncias de assédio e violência contra a mulher.

“É histórico e característico que o agressor seja, na maior parte das vezes, uma pessoa da família ou então muito próxima. Por isso, durante a quarentena, estamos reforçando os mecanismos que amparem mulheres que estão passando por essa situação”, esclareceu Marcelle.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!