Um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, o líder do Progressistas (PP), deputado Arthur Lira (AL), defendeu em entrevista à CNN Brasil a aproximação dos partidos conhecidos como “Centrão” com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Em primeiro lugar, todo o esforço dos partidos de centro é para que a a gente consiga trazer para o Brasil, para Brasília principalmente, aqui para a Praça dos Três Poderes, tranquilidade, previsibilidade e potencialidade nos trabalhos”, afirmou o parlamentar. Reportagem da CNN apurou que, nos bastidores, o deputado está sendo conhecido como “04”, em referência à sequência numérica pela qual o presidente Bolsonaro enumera seus filhos.
O deputado Arhur Lira defendeu as indicações que estes partidos estão fazendo para cargos importantes no segundo escalão do governo Bolsonaro, como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Banco do Nordeste.
O parlamentar disse que os nomes indicados passam por crivos técnicos e refletem o modelo de governo de coalizão, em que o governo eleito divide a ocupação dos cargos disponíveis e, assim, obtém apoio parlamentar para governar.
Arthur Lira diz que esse modelo vigora desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), iniciado em 1995, e que esses partidos “sempre foram responsáveis pelo equilíbrio institucional, pelo respeito à Constituição, pela votação das matérias tanto econômicas quanto sociais de muita importância para o país”. “Essa imputação do toma lá, dá cá é muito injusta”, disse.