segunda-feira 16 de setembro de 2024
Pablo Marçal chega à manifestação bolsonarista de Sete de Setembro com grupo de apoiadores — Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo
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domingo 8 de setembro de 2024 às 19:58h

75% dos bolsonaristas que foram à Paulista preferem Marçal a Nunes

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A maior parte das pessoas que compareceram à manifestação de sábado (7) em São Paulo com presença de Jair Bolsonaro (PL) creem de acordo com Rafael Garcia, do O Globo, que Pablo Marçal, o coach/influenciador candidato a prefeito da cidade, representa melhor o ideário do ex-presidente do que Ricardo Nunes, que goza de seu apoio oficial.

Numa pesquisa conduzida pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, grupo de estudos da USP liderado pelo cientista político Pablo Ortellado, uma parcela de 75% dos entrevistados respondeu preferiu o nome de Marçal ao de Nunes ao responder “Qual dos dois candidatos a prefeito você acredita que se identifica mais com Bolsonaro?”. O prefeito foi escolhido por 8%.

“Neste estudo, investigamos as características demográficas, identidade política e a opinião a respeito de assuntos políticos”, afirmam os pesquisadores em nota técnica sobre o levantamento divulgada hoje. “Entrevistamos 582 pessoas entre as 13:30 e as 17:30 horas em toda a extensão da manifestação na avenida Paulista. A margem de erro, com grau de confiança de 95%, é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.”

A pesquisa mostra que o coach/influenciador também começa a despontar entre as preferências do eleitorado bolsonarista como nome para disputar a presidência da República em 2026, ano em que Bolsonaro ainda deve estar inelegível.

O nome mais forte para a chapa presidencial ainda é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), preferido de 50% dos entrevistados. O segundo nome é da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 19%, e o terceiro já é o de Marçal, com 14%. Ele já aparece bem à frente do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que tem 6% das preferências.

A pesquisa oferece uma medida técnica para um sentimento que era visível na manifestação, onde muitas pessoas usavam adesivos e material de campanha de Marçal e faziam gestos que o candidato usa em sua campanha. O coach apareceu de surpresa na Paulista quando a manifestação estava acabando, pareceu ser bem recebido pelo público, mas não foi convidado a subir no carro de som em que estava Bolsonaro.

A pesquisa da USP também sondou as pessoas presentes na avenida Paulista (60% delas homens) sobre duas das pautas da manifestação: um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e a anistia para as pessoas presas após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Uma parcela de 96% dos entrevistados era favorável à cassação de Moraes.

Quanto ao outro tópico, 46% afirmam que o 8 de Janeiro, que culminou com depredação do Palácio do Planalto e do STF em Brasília, foi “um protesto pacífico” contra suposta fraude nas eleições. Um recorte de 83% das pessoas disse acreditar que a eleição foi fraudada e 94% responderam que o Brasil vive hoje uma ditadura.

Outros 37% dos entrevistados reafirmam que o ato foi pacífico e admitem apenas que houve “alguns excessos” no processo. Só 4% dos entrevistados dizem crer que se tratava de uma tentativa de golpe de Estado.

O grupo de Ortellado também analisou o perfil político dos entrevistados para assegurar que estava sondando as pessoas corretas: 93% delas responderam ser de direita.

Presença digital

As opiniões declaradas na pesquisa da USP eram visíveis não só na manifestação presencial, mas também na repercussão online do ato, que foi transmitido ao vivo no Youtube pelo pastor Silas Malafaia, anfitrião do evento. O vídeo teve mais de 500 mil visualizações até o fim do dia de ontem, e nesta manhã já superava 1,13 milhão.

O GLOBO analisou os 70.947 comentários que foram postados por 18.443 usuários durante três horas ao vivo na plataforma digital, e a maioria deles fazia referência ao que estava sendo dito nos discursos ou exibido em cartazes pelos presentes.

O nome de Bolsonaro foi mencionado 7.719 vezes no chat do Youtube em tempo real, enquanto o de Marçal foi usado 4.916 vezes. A expressão “Faz o M”, que o candidato usa na campanha, foi postada por usuários 2.111 vezes.

Menções a Deus foram 6.193 nos comentários, e menções a Moraes (incluindo “Alexandre” e “Xandão”) foram 6.311, dando ideia de quais eram os tópicos mais comentados. A palavra “liberdade” apareceu 4.139 vezes, em muitas delas associadas a discurso por livre expressão. Menções diretas à libertação dos presos de 8 de janeiro foram poucas: a palavra “anistia” só apareceu 395 vezes.

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