segunda-feira 22 de abril de 2024
Ministro da Casa Civil, Rui Costa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / 5 coisas que você precisa saber sobre Rui Costa e a compra dos respiradores
quarta-feira 3 de abril de 2024 às 07:00h

5 coisas que você precisa saber sobre Rui Costa e a compra dos respiradores

DESTAQUE, NOTÍCIAS


1. Em 2020, Rui Costa (PT), então governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil de Lula, autorizou a compra de 300 respiradores de uma empresa sem nenhuma experiência no ramo. O governo pagou conforme reportagem de Graciliano Rocha, do Uol, R$ 48 milhões adiantado, mas os equipamentos nunca foram entregues e o dinheiro nunca voltou aos cofres públicos.

2. A empresária responsável pela venda, Cristiana Taddeo, afirmou que o negócio foi intermediado por um empresário que se apresentou como amigo de Rui Costa e da então primeira-dama Aline Peixoto. Taddeo firmou um acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

3. A empresária afirmou que pagou R$ 11 milhões em comissões aos intermediários. Na delação, ela não explicou se esse dinheiro foi parar nos bolsos de agentes públicos.

4. O ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, confirmou em depoimento à PF que a palavra final na contratação era de Rui Costa, o governador na época. Segundo Graciliano Rocha, do Uol, a investigação está em fase final na Polícia Federal, atualmente em tramitação na primeira instância da Justiça Federal da Bahia.

5. Procurado, Rui Costa disse que nunca tratou com intermediários sobre a compra dos respiradores e negou irregularidades no negócio. “Durante a pandemia, as compras realizadas por estados e municípios no Brasil e no mundo inteiro foram feitas com pagamento antecipado. Esta era a condição vigente naquele momento”, afirmou em nota.

Veja também

Para zerar estoque, Prefeitura de Salvador terá vacinação contra a dengue nesta segunda (22)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador terá a estratégia de vacinação contra a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas