segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / JUSTIÇA / 29 anos do ECA: Desembargador destaca a atuação da CIJ Bahia
sexta-feira 5 de julho de 2019 às 08:03h

29 anos do ECA: Desembargador destaca a atuação da CIJ Bahia

JUSTIÇA


No mês que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 29 anos, o Desembargador Antonio Cunha Cavalcanti enaltece o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (CIJ Bahia).

Criada por meio do Decreto Judiciário nº 125, publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) em 7 de abril de 2010, com fundamento na Resolução nº 94 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a CIJ Bahia possui a finalidade de subsidiar as ações desenvolvidas pelo Judiciário baiano em relação às políticas de atendimento à infância e juventude. Conta com uma equipe técnica formada por profissionais de Direito, Psicologia e Serviço Social, que atuam na gestão estratégica visando à efetivação de direitos como via de promoção de qualidade de vida e dignidade humana para crianças e adolescentes.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990, a infância e juventude são consideradas fases do ciclo de vida que merecem um olhar mais atento e prioritário da família, da sociedade e do Estado.

ECA

Inspirado nas diretrizes da Constituição Federal de 1988, o ECA é considerado um marco referente à proteção integral às pessoas que se encontram na faixa etária até 18 anos incompletos, além de 18 a 21 anos, em casos excepcionais. Busca garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, consagrando-os como cidadãos, e reflete avanços já obtidos em âmbito internacional.

O ECA apresenta um Sistema de Garantia de Direitos composto por três eixos, que devem funcionar de maneira articulada: promoção, controle social e defesa, cada qual com seus atores e instituições. No eixo da defesa, concentram-se o Ministério Público, Conselhos Tutelares, Centros de Defesa, Varas da Infância e Juventude e outros órgãos que visam à garantia do acesso à justiça, especialmente quando os direitos das crianças e adolescentes são violados. De acordo com o ECA, os Tribunais de Justiça compõem esse eixo.

Campanha TJ-BA 

Você também pode participar das comemorações dos 29 anos do ECA. Basta enviar uma foto ou um vídeo do seu filho, destacando os direitos e deveres do Estatuto, para o e-mail: ascom@tjba.com.br. Na semana de 9 a 13 de julho, as fotos e os vídeos serão exibidos em um painel na sede do Judiciário baiano.

A CIJ funciona na sala 305F do Prédio Anexo do TJBA, Centro Administrativo da Bahia. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (71) 3372-1711 / 1714 / 1841 / 7504 ou pelo e-mail: cijbahia@tjba.jus.br

Veja também

Primeira mulher a presidir o STM diz que participação de militares no governo deturpa a política

Eleita para presidir o Superior Tribunal Militar (STM) com oito de 15 votos dos ministros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!