sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / 25 anos de SEI, 65 anos de história: conheça a importância da instituição para o desenvolvimento da Bahia
quinta-feira 28 de maio de 2020 às 12:01h

25 anos de SEI, 65 anos de história: conheça a importância da instituição para o desenvolvimento da Bahia

NOTÍCIAS


Em 2020, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) completou 25 anos de existência como superintendência e nesta última quarta-feira (27), comemora 65 anos de história dedicada ao planejamento no estado da Bahia. Atualmente, a SEI se constitui no principal provedor de dados do estado, atendendo a demandas provenientes de várias esferas do governo, dos municípios e da sociedade civil. Com o slogan “25 anos de SEI, 65 anos de história”, é comemorada a importância da instituição.

Criada pelo Decreto n° 16.261, de maio de 1955, a Comissão de Planejamento Econômico (CPE), dirigida inicialmente pelo economista Rômulo Almeida, recebeu a incumbência de elaborar estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento governamental. Como tal, o órgão se constituiu na primeira experiência institucional de planejamento no Brasil, sendo responsável pela realização de importantes estudos e projetos no estado da Bahia. Em 18 de janeiro de 1995, por força da Lei n° 6.812, ocorreu a fusão entre a Fundação Centro de Projetos e Estudos e a autarquia Centro de Estatísticas e Informações, sendo criada a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Em alusão aos seus 25 anos de atuação, foi realizado em janeiro, na sua sede, um encontro entre a atual diretoria, os diretores-gerais que passaram pela instituição, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e servidores. Na ocasião foi discutida a importância da SEI para o planejamento e desenvolvimento da Bahia, os trabalhos realizados pela instituição até os dias atuais e os anseios para o futuro da mesma.

Para comemorar os 65 anos de história da instituição, ocorre hoje (27) o lançamento de um vídeo, onde os atuais diretores relatam a trajetória de cada diretoria e sua importância para missão da SEI em promover “Informação a serviço da Sociedade”, e o lançamento do livro Memórias da Economia Baiana, uma obra elaborada com o intuito de reproduzir textos sobre a história econômica da Bahia escritos pelos mais renomados cientistas baianos dos séculos XX e XXI. Além de artigos, o livro traz uma seção especial, com depoimentos de renomados personagens que atuaram na “vida econômica” do estado e foram fundamentais para as transformações ocorridas no passado e para as que estão em curso atualmente. Entre eles, Aristeu de Almeida, irmão do saudoso Rômulo Almeida, que ajudou a preservar o seu legado. Também se destacam os depoimentos de Edson Pitta Lima, Fernando Cardoso Pedrão, Antônio Plínio Pires de Moura, Noelio Dantaslé Spinola, Antônio Alberto Machado Pires Valença e José de Freitas Mascarenhas, grandes nomes da Economia, que fizeram parte das maiores transformações da Bahia no século XX.

Veja também

Governo Lula cogita ministério para Marcos Pereira, presidente do Republicanos

Em uma tentativa de segurar o apoio do Republicanos nas eleições de 2026 e garantir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!