sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / 1ª indígena deputada dos EUA quer lutar contra mudança climática
sexta-feira 11 de janeiro de 2019 às 14:16h

1ª indígena deputada dos EUA quer lutar contra mudança climática

POLÍTICA


Um dia antes de tomar posse como deputada na Casa dos Representantes dos Estados Unidos, no último dia 3 de janeiro, ainda não havia caído a ficha da democrata Deb Haaland sobre ser uma das primeiras duas americanas de origem indígena eleitas para o Congresso.

Antes de ser empossada, Deb teve uma pequena reunião com sua equipe em seu novo escritório enquanto seus funcionários tentavam fazer funcionar telefones e resolviam problemas logísticos.

Eleita pela primeira vez no pleito legislativo de 2018, Deb Haaland representa o 1º Distrito Congressional do Novo México e faz parte da tribo indígena Laguna Pueblo: “O Congresso nunca teve uma voz como a minha”, afirmou à Reuters.

“Como uma das primeiras indígenas no Congresso, sei que haverá uma expectativa por parte das tribos no país para que eu seja alguém que leva a pauta desses povos à frente”, disse a nova deputada. “Estou otimista de que vou conseguir.”

Para Deb Haaland, há uma “epidemia” de mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas nos Estados Unidos. Sua intenção é que o Congresso realize mais audiências sobre o assunto e garanta que os sistemas de justiça tribais tenham os recursos necessários para conduzir as investigações.

No topo de sua lista também está o combate à mudança climática, que ameaça as propriedades indígenas mais frágeis. “Se você não está morrendo de medo do aquecimento climático neste momento, você não lê as notícias”, declarou Deb.

Uma curiosidade é que quando Deb Haaland nasceu, em 1960, os indígenas sequer tinham direito de votar no Novo México — ainda que já dispusessem da cidadania americana garantida pelo governo federal em 1924. Eles só puderam participar das votações em 1962 — o Novo México foi o último estado a assegurá-los deste direito no país.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!