quinta-feira 30 de maio de 2024
Foto: Flipar
Home / Mundo / MUNDO / 159 anos do assassinato de presidente americano
segunda-feira 15 de abril de 2024 às 12:05h

159 anos do assassinato de presidente americano

MUNDO, NOTÍCIAS


O dia 15 de abril de 1865 marcou o primeiro assassinato de um presidente americano no exercício do mandato: Abraham Lincoln. Faz, portanto, 159 anos que o crime chocou o país.

Lincoln estava no camarote do Teatro Ford quando foi baleado na cabeça, à queima-roupa, por John Wilkes Booth. O criminoso tinha planejado sequestrar o presidente para trocá-lo por prisioneiros Confederados. Mas mudou de ideia ao ouvir Lincoln defendendo o direito de voto dos negros. E decidiu matá-lo.

Lincoln estava no camarote do Teatro Ford quando foi baleado na cabeça, à queima-roupa, por John Wilkes Booth. O criminoso tinha planejado sequestrar o presidente para trocá-lo por prisioneiros Confederados. Mas mudou de ideia ao ouvir Lincoln defendendo o direito de voto dos negros. E decidiu matá-lo.  Reprodução: Flipar

Abraham Lincoln tinha 56 anos e estava no cargo desde 1861. Ele é considerado um dos mais importantes presidentes da história americana.

Foi bem sucedido ao liderar o país durante sua maior crise – a Guerra Civil Americana – preservando a integridade territorial, abolindo a escravidão e fortalecendo o governo como uma unidade nacional.

Foi bem sucedido ao liderar o país durante sua maior crise – a Guerra Civil Americana – preservando a integridade territorial, abolindo a escravidão e fortalecendo o governo como uma unidade nacional.

Os EUA já tiveram oito presidentes que morreram em exercício do cargo e foram substituídos por seus vices.

Veja também

Decisão de André Mendonça sobre ‘saidinhas’ pavimenta revés ao Congresso no STF

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu que a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas