As áreas de Zona Azul de Salvador passarão a aceitar pagamento com cartões de débito e crédito, por meio de máquinas. Inicialmente, a medida valerá nos bairros da Barra e Rio Vermelho e deverá chegar a toda a cidade até outubro, quando as cartelas deixarão de ser utilizadas nas cerca de 11 mil vagas espalhadas pelas ruas da capital baiana. O anúncio foi feito hoje (3) pelo prefeito ACM Neto (DEM) e pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
As mudanças fazem parte da implantação da Zona Azul digital, iniciada no ano passado com o uso de aplicativos pelos condutores para pagar pelo uso das vagas em áreas públicas. Os cerca de 800 guardadores sindicalizados estão passando por capacitação para uso das máquinas e também passarão a utilizar novo fardamento.
A partir de amanhã (4), os guardadores que atuam na Barra e no Rio Vermelho já terão a máquina em mãos, mas ainda não aceitarão cartões. Os equipamentos estão passando por um processo de validação com o sistema bancário para garantir maior segurança às transações. De acordo com Muller, até o final do mês, os cartões já serão aceitos.