segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação / Governo da Ucrânia
Home / DESTAQUE / Zelenski diz que só conversa direta com Putin pode parar a guerra
quinta-feira 3 de março de 2022 às 15:12h

Zelenski diz que só conversa direta com Putin pode parar a guerra

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente ucraniano, Volodimor Zelenski, disse nesta quinta-feira (3) segundo a Folha, que quer negociar diretamente com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo ele, essa é “a única maneira de parar a guerra” entre os dois países, que já dura mais de uma semana. “Tenho que falar com Putin […] porque essa é a única maneira de parar esta guerra”, disse Zelenski em entrevista coletiva, declarando-se “aberto” e “disposto a abordar todos os problemas” com Putin.

Essa foi a primeira entrevista coletiva do presidente ucraniano desde o início da guerra. Até aqui, ele havia realizado apenas entrevistas exclusivas e publicado vídeos próprios com suas mensagens acerca do conflito. A coletiva foi realizada na capital Kiev e cercada por forte aparato militar.

Nesta mesma quinta, representantes da Rússia e da Ucrânia se encontram em Belarus para a segunda rodada de negociação entre os dois países. Imagens mostram representantes dos países apertando as mãos antes do encontro. Os ucranianos chegaram para o debate com roupas verdes, enquanto os russos, terno e gravata.

Zelenski afirmou ainda que, caso seu país seja derrotado pela Rússia, as forças de Putin atacarão o restante da Europa Oriental, começando pelos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Zelenski pediu aos países do Ocidente para que aumentem apoio e pediu aeronaves militares para “fechar o céu” ucraniano.

“Se desaparecermos, que Deus nos proteja, em seguida [os países atacados] serão Letônia, Lituânia, Estônia etc. […] até o Muro de Berlim. Acreditem em mim”, disse Zelenski. Para ele, o presidente russo, Vladimir Putin, tenta reconstruir a esfera de influência europeia da União Soviética na Europa.

Veja também

Israel ordena fechamento de um dos últimos hospitais no norte de Gaza

As autoridades israelenses determinaram, na noite desse último domingo (22), o fechamento de um dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!