O presidente da Conder, Zé Trindade, confirmou a Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias que não será candidato à Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024. Segundo Trindade, a decisão foi tomada por recomendação médica e anunciada nesta sexta-feira (1) ao BN.
Há aproximadamente 15 dias, o gestor passou por uma intervenção cardíaca após realização de exames de rotina. “Estou bem e já retomei a agenda presencial de trabalho na Conder, mas vou precisar ser mais rigoroso nos cuidados com a saúde nos próximos meses”, explicou.
“Como tenho dito, não preciso ser o candidato para continuar trabalhando por Salvador e por toda a Bahia. Tenho honrado todos os compromissos assumidos com o governador Jerônimo e continuarei trabalhando com muita determinação para transformar a vida das pessoas à frente da Conder”, acrescentou Zé Trindade.
Sobre as eleições na capital baiana, Trindade destacou a força do grupo liderado por Jerônimo Rodrigues. “Sou muito leal ao nosso grupo e estarei à disposição para contribuir nas eleições do ano que vem como apoiador. Acredito na força que temos e confio na condução do governador nesse processo”, acrescentou o presidente da Conder, que, até então, era apontado como favorito para o embate nas urnas com Bruno Reis.
A informação sobre a saúde de Zé Trindade estava circulando nos bastidores da base do Governo desde o último dia 21, quando a ausência do gestor no ato de lançamento da primeira obra do PAC na Bahia foi justificada publicamente por Rui Costa. Na oportunidade, o ministro da Casa Civil desejou boa recuperação ao presidente da Conder. A indicação de Robinson Almeida feita pelo PT, em evento com a participação de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, no dia 25 de agosto, teria sido motivada justamente pela desistência de Zé Trindade, que já havia sinalizado sua decisão a interlocutores da Governadoria no dia 21 de agosto.
“Tenho muito orgulho do meu trabalho por Salvador e sou grato às pessoas que reconhecem essa história e confiam em nossa capacidade de realização. A lista de serviços prestados aos soteropolitanos é extensa e vou continuar me dedicando a transformar a vida das pessoas na capital e no interior do estado sob a liderança do governador Jerônimo”, pontuou Zé Trindade, que não descartou disputar futuras eleições, inclusive a própria Prefeitura de Salvador em 2028. “2026 e 2028 são logo ali e continuarei à disposição do grupo para encarar qualquer tipo de desafio”, concluiu.