Pensando em ajustes para as eleições de 2024 em Salvador, o PT da Bahia já avalia segundo Maurício Leiro, do Bahia Notícias, sobre a possibilidade de filiar alguns nomes para a disputa. Entre as possibilidades que têm ganhado força nos bastidores está o do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade.
Informações obtidas Leiro junto a cúpula do Partido dos Trabalhadores mostram que a possibilidade já está sendo estudada de forma interna. Lideranças também já defendem a chegada de Trindade ao partido, como forma de “pacificar” e “tranquilizar” a base, pensando em formar uma unidade para as eleições municipais.
A arrumação pendente ficaria pelo ajuste na vice, tentando contemplar alguns alidados. A filiação de Trindade ao PT poderia abrir algumas possibilidade de composição, já que o partido integra uma federação com o PCdoB e o PV. Correriam também na disputa pela indicação o PSD e o PSB, que já sinalizaram que tem o interesse em apresentar nomes para a disputa.
A possibilidade agrada o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e, apesar da indicação, o ajuste também passa pelo debate partidário, já que o ex-vereador é filiado ao PSB. Outro nome que teria aprovado a ideia de lançar o nome na disputa pela prefeitura é o senador Jaques Wagner (PT). O senador já teria sinalizado de forma positiva para o nome na disputa pelo executivo municipal da capital.
Conder atuando
A Conder seria estratégica para a disputa. A ideia é repetir a atuação em antigas gestões, ampliando a atuação do órgão, chegando a ser uma espécie de “prefeitura paralela” em Salvador.
Interlocutores que participaram do processo revelaram ao Bahia Notícias que o intuito é repetir o que foi feito na “gestão de ACM”, quando o órgão chegou a ser utilizado para diversas atividades, incluindo a coleta de lixo. Além disso, a Conder atuava com obras, pavimentação e reparos na cidade.