sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Site do PT
Home / ELEIÇÕES 2026 / Zé Dirceu planeja concorrer para deputado federal: ‘Até por justiça eu mereço’
quarta-feira 20 de novembro de 2024 às 07:53h

Zé Dirceu planeja concorrer para deputado federal: ‘Até por justiça eu mereço’

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), afirmou em entrevista ao Uol que tem planos — “até por justiça” — a concorrer para deputado federal em 2026. Em outubro, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações da Lava Jato contra Dirceu.

Ao ser questionado pela colunista e apresentadora Raquel Landim se ele será candidato para voltar ao Congresso Nacional nas próximas eleições, Dirceu foi claro:

Acho que até por justiça eu mereço [concorrer], mas vamos resolver isso no final de 2025, porque não adianta colocar os bois na frente. Decidir isso agora é muito prematuro. Agora quero ajudar o presidente Lula a governar e quero ajudar o PT a fazer a sua renovação.

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil

Dirceu retomou seus direitos políticos e deixou de ser considerado “ficha-suja”. A decisão atendeu a um pedido da defesa para estender ao ex-ministro a decisão da 2ª Turma do STF, que considerou o ex-juiz Sergio Moro suspeito para julgar Lula.

‘Você acha que Bolsonaro não sabia do golpe?’

Ainda no Uol, Dirceu também analisou a operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (19), apresentando como os militares das Forças Especiais utilizaram técnicas avançadas do treinamento militar para tentar executar ações como a execução dos presidente e vice-presidente eleitos, Lula e Geraldo Alckmin, além do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Os responsáveis chegaram a colocar em prática um dos planos, posicionando militares perto da casa do ministro, mas cancelaram de última hora a ação.

A segurança do presidente da República e das instituições está acima de qualquer outra questão. Porque senão não podemos falar em democracia se a própria pessoa do presidente eleito pode ser vítima de um assassinato. A partição intelectual, a autoria era só dos oficiais? Se o general Braga Neto sabia, o Bolsonaro não sabia? Isso é ridículo, entendeu? Então, a responsabilidade do Bolsonaro é muito grande.

José Dirceu

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!