“Trafegar pela BA-545, que liga o distrito de Baixão de Ipiúna, em Jaguaquara, ao município de Apuarema, é hoje uma missão das mais arriscadas, custosas e por vezes fatais”, afirma o deputado estadual Zé Cocá (PP), que expôs o problema ao governador Rui Costa, solicitando providências por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).
Através da indicação de número 23.629/2019, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Zé Cocá reivindicou a revitalização, pavimentação asfáltica e implantação de sinalização vertical e horizontal nessa rodovia, de 49 quilômetros e de grande importância para a região.
O deputado explica que, em virtude do péssimo estado de conservação, com muitos buracos e falta de sinalização, a utilização da rodovia mostra-se inviável, sobretudo no período chuvoso. “Por vezes a BA-545 recebe serviços de “tapa-buracos”, mas pouco tempo depois os problemas retornam, causando danos nos veículos que por ela trafegam”, assinala o deputado, acrescentando que “essa situação causa prejuízos de ordem financeira aos agricultores da região, que enfrentam dificuldades para escoar a produção agrícola”.