sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Ascom/UPB
Home / NOTÍCIAS / Zé Cocá dialoga com TJ-BA sobre precatórios dos municípios e sequestro de receitas
quarta-feira 26 de maio de 2021 às 07:20h

Zé Cocá dialoga com TJ-BA sobre precatórios dos municípios e sequestro de receitas

NOTÍCIAS


Problema grave enfrentado pelos municípios baianos, o sequestro de receitas municipais para pagamento de precatórios foi tratada nesta última terça-feira (25) em uma videoconfência do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade. De acordo com a UPB, a questão vem preocupando os gestores baianos pelo impacto que o sequestro representa nas finanças municipais.

O presidente da UPB destacou que os municípios vivem uma grave dificuldade financeira, mas que há a intenção de dialogar. “Queremos ter conhecimento para que a gente entre em um acordo que seja bom para as duas partes e tenha a condição do município pagar”, destacou Zé Cocá, que solicitará o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em busca de uma saída para a situação.

O presidente do TJ mostrou-se aberto ao diálogo com os municípios. Lourival Trindade disse que o Tribunal está de portas abertas para prestar aos prefeitos e assessores as informações necessárias sobre os precatórios a vencer, de modo que os municípios possam buscar uma conciliação com credores e/ou propor a revisão dos cálculos. Todavia, afirmou que o cumprimento de ordens judiciais para liquidação dos precatórios tem se dado por obrigações legais. Na reunião, o TJ apontou ainda uma falta de continuidade nos municípios por conta do processo de transição dos gestores, o que vem impactando no volume dos sequestros de receitas.

Zé Cocá agradeceu ao desembargador Lourival Trindade pelos esclarecimentos e reforçou que se for preciso a UPB mobilizará o Congresso pela proposição de uma PEC para amparar os municípios nesta questão. A Coordenação Jurídica da UPB elaborará nos próximos dias um estudo sobre o cenário dos precatórios na Bahia para embasar a tomada de decisões em defesa dos municípios.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!