O desenvolvimento para o município de Jequié precisa ser planejado não apenas para quatro anos, mas pensando nas próximas gerações. Essa foi uma das conclusões nesta semana a que chegaram o deputado estadual Zé Cocá (Progressistas), o presidente do Partido Verde de Jequié, José Vicente, o vereador Emanuel Campos (Tinho), o jornalista Domingos Ailton, Juliana Andrade, secretária do partido, e Luciano Medina, secretário de assuntos jurídicos, durante live organizada pelo parlamentar para debater os 43 pontos da proposta programática do PV para uma Jequié sustentável. Zé Cocá elogiou o trabalho apresentando pelo Partido Verde, destacando que “é um estudo importante e bem fundamentado, construído através de debates e seminários com técnicos e especialistas de todas as áreas, com participação da sociedade civil organizada”.
A proposta do PV debatida na live prevê gestão participativa, criação do conselho político, reformas administrativa e tributária, formulação e implementação de política municipal de economia criativa, ecologia urbana, educação para a sociedade do conhecimento, mobilidade e transporte, infraestrutura para as áreas urbana e rural, saúde de qualidade, cultura, esporte e lazer, turismo, geração de emprego e renda, políticas públicas para as crianças, juventude, questões de gênero e terceira idade, segurança pública e promoção da cultura da paz, indústria, comércio e serviços, atração de investimentos públicos e privados para uma cidade empreendedora, programa de incentivo à implantação de empreendimentos agroindustriais, energias limpas e revitalização das águas de Jequié, dentre outros temas.
A educação foi um dos pontos destacados no debate. Para o deputado Zé Cocá, os países, estados e cidade que se desenvolveram tiveram a educação como pedra fundamental. Medina, que pensa da mesma forma, destacou que a educação tem que levar em conta a qualidade do ensino e a formação de leitores, defendendo a mudança de paradigmas na formação educacional, que não seja só tecnicista.
Organizador das propostas do PV, Domingos Ailton explicou que o programa “é o planejamento para o desenvolvimento de Jequié, com qualidade de vida, saúde, emprego e geração de renda”. Ele lembrou que Jequié e região tem grande potencial para gerar energia eólica e solar, e pode ser referência também nessa área.