De acordo com a legenda 37 vídeos foram excluídos e sete canais foram desmonetizados
Com 117 mil inscritos, o Partido da Causa Operária (PCO), de extrema-esquerda, teve o canal no Youtube bloqueado e desmonetizado. Em publicação em seu perfil oficial na rede X (antigo Twitter), a legenda diz sofrer um “ataque coordenado” e diz ser algo do “sionismo”.
De acordo com o PCO, 37 vídeos foram excluídos e sete canais foram desmonetizados. Isso significa que a plataforma bloqueia anúncios naquele canal e, consequentemente, o perfil fica ser receber dinheiro por meio da publicidade na plataforma. O link para o canal principal do partido no YouTube aparece bloqueado aos usuários.
O bloqueio e desmonetização de canais ligados ao PCO ocorre após uma série de lives contra o Estado de Israel. No início da guerra contra o Hamas, em outubro do ano passado, o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, disse estar “1.000%” com o grupo terrorista e, em fevereiro, se reuniu, no Catar, com o líder político do Hamas, Ismail Haniya.
Nesta último sábado (27), Pimenta — já foi candidato à Presidência da República em 2002, quando teve 0,05% dos votos — relacionou a desmonetização ao banimento da rede social chinesa TikTok nos Estados Unidos. Ele disse ainda que o partido sofre uma “contraofensiva reacionária que está sendo organizada no mundo todo”. Além do YouTube, o partido também afirma que teve o sistema de pagamento de seu site bloqueado.
Durante a live neste sábado (27), o dirigente do PCO também citou o ministro Alexandre de Moraes. Em 2022, o partido teve a conta bloqueada por ordem do ministro — confirmada, mais tarde, pelo plenário da Corte. A conta só foi desbloqueada após nova decisão de Moraes, em fevereiro de 2023.
“O PCO é parte do movimento operário e popular brasileiro, fazemos parte da CUT, somos um partido legal e estamos sendo agressivamente reprimidos. A esquerda se cala diante disso. Vamos cobrar um posicionamento de todos. Chega dessa palhaçada. Os elementos da esquerda só se preocupam em apoiar o Xandão. Apoiar um partido que está sendo perseguido, nada, é uma posição calhorda, absurda”, disse o presidente do partido nas redes sociais.