O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu nesta sexta-feira (11) com convidados estrangeiros que participam da Conferência Internacional de Amizade da China e da conferência em celebração do 70º aniversário da fundação da Associação de Amizade do Povo Chinês com o Exterior, em Beijing.
Xi tirou uma foto com os convidados estrangeiros e elogiou a dedicação de longa data dos amigos internacionais para cementar a amizade com a China.
Ele ressaltou que a amizade entre pessoas é a base para relações internacionais estáveis e de longo prazo e uma força motriz incessante para promover a paz e o desenvolvimento do mundo. Nos últimos 75 anos, desde a fundação da República Popular da China, o Partido Comunista da China uniu e liderou o povo chinês na criação de um caminho de modernização que não apenas desenvolveu o próprio país, mas também beneficiou o mundo, disse ele.
Xi disse que, olhando para trás, as conquistas da China em vários campos não teriam sido realizadas sem o apoio de pessoas de outros países. Numerosos amigos internacionais compartilharam o bem e o mal com o povo chinês. Numerosas empresas, instituições e indivíduos estrangeiros participaram ativamente do avanço da modernização socialista da China, alcançando benefícios mútuos e fazendo contribuições importantes para promover intercâmbios e cooperação amigáveis entre a China e outros países, acrescentou.
“Sempre nos lembraremos de suas importantes contribuições para a China e da amizade sincera que foi desenvolvida com o povo chinês”, disse Xi.
Enfatizando que o mundo está mais uma vez em uma encruzilhada na história, Xi disse que, diante de mudanças não vistas em um século, construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade é o caminho certo para os povos de todos os países.
A China está disposta a fortalecer os intercâmbios amistosos com amigos de todos os outros países, desempenhar o papel único da diplomacia entre pessoas e se esforçar para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.