O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta última quarta-feira (13) com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro Moros, que está em visita de Estado à China, no Grande Palácio do Povo.
Os dois presidentes anunciaram a elevação das relações China-Venezuela a uma parceria estratégica para qualquer situação.
“O estabelecimento de uma parceria estratégica para qualquer situação entre a China e a Venezuela atende às expectativas comuns dos dois povos e está em conformidade com a tendência geral do desenvolvimento histórico”, exaltou Xi, pedindo aos dois lados que se esforcem para alcançar uma cooperação estratégica mais frutífera, trazer mais benefícios aos dois povos e injetar mais energia positiva na paz e no desenvolvimento mundiais.
Xi falou sobre a reforma e a abertura da China, especialmente o desenvolvimento de zonas econômicas especiais, e observou que a reforma e a abertura são um instrumento importante para o país acompanhar os tempos a passos largos e um movimento crucial para torná-lo o que é hoje. .
“A China valoriza a valiosa experiência adquirida neste processo e continuará a impulsionar a reforma e a abertura. Nenhuma força pode impedir o desenvolvimento e o progresso do nosso país”, ressaltou Xi.
Xi destacou que a China está pronta para trabalhar com a Venezuela para apoiar-se firmemente na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e fortalecer os intercâmbios de governança nacional e do Partido. Ele assinalou que a China apoia a Venezuela na criação de zonas econômicas especiais e compartilhará experiências relevantes para ajudar seu desenvolvimento nacional.
Maduro por sua vez apontou que o desenvolvimento nacional da Venezuela e suas relações com a China estão num estágio significativo. “O estabelecimento de uma parceria estratégica para qualquer situação tem um significado histórico e certamente inaugurará uma nova era das relações bilaterais.”
Ele notou que a Venezuela está disposta a aprender com as experiências da China na construção de zonas econômicas especiais e a aprofundar a cooperação prática na agricultura, investimento, educação e turismo.
Maduro afirmou que a Venezuela apoia a construção conjunta do Cinturão e Rota. O lado venezuelano também apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global propostas por Xi.
A Venezuela está disposta a reforçar a comunicação e a cooperação com a China no âmbito de quadros multilaterais como as Nações Unidas e o mecanismo do BRICS, salvaguardar o multilateralismo e os interesses legítimos dos países em desenvolvimento e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, garantiu o presidente venezuelano.